A geada vista pelos moradores da Serra catarinense na manhã desta terça-feira (4) foi resultado da temperatura mais baixa do ano registrada até o momento em Santa Catarina. Às 7h, os termômetros do Parque de Exposição, em Urupema, registraram -2ºC. Até então, a menor temperatura do Estado havia sido de -0,2ºC em 9 de abril, também no município.

Continua depois da publicidade

Depois, no dia 30 de abril, os termômetros chegaram a 0°C na região do Planalto Sul e do Meio-Oeste catarinense, conforme monitoramento do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram).

Apesar de ainda faltar 17 dias para o início do inverno, o final do outono será ainda mais frio no Estado. A meteorologia Gilsânia de Souza Cruz afirma que a temperatura deve cair mais na madrugada desta quarta-feira (4).

— Realmente, esta terça foi a mais baixa até o momento. Mas na próxima madrugada, de quarta, deve chegar a -4ºC em Urupema, talvez até um pouco menos — diz.

A meteorologista conta que até sexta (7) há possibilidade de geada no Estado. O pico, entretanto, deve ser nesta quarta.

Continua depois da publicidade

Com -2ºC, Urupema registra a menor temperatura do ano em Santa Catarina até o momento
(Foto: Marleno Muniz/Divulgação)

Como se formam as geadas?

Após uma semana chuvosa, que resultou em enchentes pelo Estado, os primeiros dias de junho tem sido de tempo seco em todo o Estado. A meteorologia explica que é justamente essa condição climática que favorece o surgimento de geadas.

— É preciso ter céu claro, ausência de vento e temperatura baixa, de zero a negativo —, condição que deve permanecer até o dia 7 de acordo com ela.

Mas isso não deve durar muito. A partir do próximo fim de semana, de acordo com Gilsânia, a tendência é que as temperaturas aumentem, e por enquanto não há indicativo de geada para a próxima semana.

Com -2ºC, Urupema registra a menor temperatura do ano em Santa Catarina até o momento
(Foto: Marleno Muniz/Divulgação)

Inverno deve ter ondas de frio

Oficialmente, o inverno começa somente no dia 21 de junho. Entretanto, a previsão já aponta que a estação não deve ter frio contínuo no Estado.

Continua depois da publicidade

— A tendência é que neste ano as ondas de frio sejam menos duradouras. Elas vão acontecer, mas durarão pouco, e serão intercaladas por períodos mais quentes. É por isso que há a possibilidade de termos um inverno com temperaturas até acima da média — explica a meteorologista.

Com -2ºC, Urupema registra a menor temperatura do ano em Santa Catarina até o momento
(Foto: Marleno Muniz/Divulgação)

Frio na Serra

Além de Urupema, a região de São Joaquim também teve um amanhecer gelado nesta terça-feira. O termômetro marcou 2,9°C por volta das 7h na cidade. A paisagem ficou típica de inverno, com carros, casas e campos cobertos por uma fina camada de gelo.

Veja mais fotos do amanhecer gelado na Serra catarinense

Acompanhe mais notícias de Santa Catarina

Siga informações do tempo com Leandro Puchalski