A prefeitura de Pelotas, no Sul do Rio Grande do Sul, assinou na tarde desta segunda-feira (13) um decreto de calamidade pública em função das enchentes que atingem a região da Lagoa dos Patos. No total, 24 áreas estão evacuadas por ordem do município.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

O decreto permite que a prefeitura e a população acessem recursos para a recuperação após as enchentes, como o saque do Fundo de Garantia (FGTS). O documento ainda deve ser homologado pelo governo do Estado e, depois, reconhecido pelo governo federal.

Situação em Pelotas


Após atingir a Região da Serra, passar pelos Vales e inundar a Região Metropolitana, agora, enchentes chegam ao Sul do Estado. Cidades como São Lourenço do Sul, Rio Grande e Pelotas estão sofrendo com o transbordamento da Lagoa dos Patos, que corta o Estado e termina no oceano. Até agora, Pelotas determinou a evacuação de 24 áreas de risco (veja no mapa abaixo).

Continua depois da publicidade

O nível do canal São Gonçalo, no Porto de Pelotas, atingiu no domingo (12) o nível de 2,88 metros, mesmo patamar recorde da enchente de 1941. Nesta segunda, o nível se manteve mais baixo. Na atualização das 19h, a água estava em 2,66 metros. A altura normal do canal é de 1,28 metro.

De acordo com a prefeitura, a queda do nível nos últimos dias tem relação com a direção Sul do vento, que está represando as águas no Norte da Lagoa dos Patos. A tendência é de que a água siga baixando até quarta (15), quando poderá voltar a subir na cidade.

Veja as áreas alagadas em Pelotas


Leia também

Afinal, onde fica a Lagoa dos Patos e por que tem esse nome?

Tremor de terra assusta moradores de pelo menos quatro bairros de cidade do RS