Nos últimos três anos, os socorristas de Joinville atenderam a 163 ocorrências com vítimas na Avenida Santos Dumont, na zona Norte da cidade. De 2018 a 2021, onze vidas foram perdidas em acidentes de trânsito na via (confira no gráfico abaixo).
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
A última colisão, em janeiro deste ano, vitimou um jovem de 20 anos e duas crianças da mesma família. O veículo, que estava sendo conduzido por João Victor Monteiro da Rosa, capotou depois de ser atingido por outro carro que tentava ultrapassagem.
Dentro do Uno de Victor estavam seu irmão, Joaz Monteiro da Rosa, de 12 anos, e o primo deles, Igor Patrício Lino da Rosa, de 9. Os garotos morreram no local, antes da chegada do socorro.
Os dados da Polícia Científica e do Corpo de Bombeiros Voluntários do município trazem à tona um problema antigo, que foi assunto entre os vereadores na sessão da Câmara da semana passada.
Continua depois da publicidade
Propositor do assunto, Wilian Tonezi (Patriota) disse que a rua necessita de melhorias urgentes, principalmente entre os canteiros centrais que são muito pequenos, sem barreiras de concreto.
Conforme o levantamento, o trecho mais crítico fica entre a casa de shows Square Garden e o viaduto da Rua Tuiuti. Em 2019, por exemplo, foram registrados 56 acidentes, já em 2021, foram 163. Os números mostram um aumento de 191% de ocorrências neste período.
Volta dos radares
Diante dos números e da preocupação da comunidade, a Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável (Sepud) de Joinville prevê a reativação dos radares em quatro pontos da Avenida Santos Dumont.
No dia 5 de janeiro, a prefeitura lançou o edital para a contratação dos serviços de fiscalização eletrônica no trânsito, o que permitiria a volta dos radares, com valor máximode R$ 36,4 milhões. Conforme o colunista Jefferson Saavedra tinha antecipado, caso o cronograma fosse atendido, os radares voltariam a ser instalados a partir de março ou abril de 2022.
Continua depois da publicidade
Saiba quais radares registraram maior número de multas em Joinville em 2019
No entanto, cerca de duas semanas depois que a licitação foi lançada, a Justiça suspendeu a liberação para contratação da empresa que executaria o serviço. O juiz Roberto Lepper acatou um mandado de segurança apresentado por uma empresa de tecnologia, que defendeu haver vícios no edital que regulamenta o pregão eletrônico.
Os radares foram desligados e retirados no início de março de 2021, após o encerramento do prazo do contrato anterior. Um novo edital de concorrência foi lançado, mas a licitação foi revogada depois de questionamentos no Tribunal de Contas do Estado e na Justiça. As alegações foram de que era preciso maior detalhamento dos custos nas planilhas.
Quais locais estão mapeados para receber radares em Joinville; confira a lista
Além do controle de velocidade, os aparelhos também devem fazer a fiscalização dos semáforos em locais de cruzamentos. Haverá equipamentos ainda que farão somente a leitura de placas. Também está prevista central de gerenciamento.
Na Santos Dumont, conforme mapeamento da Seprot, os pontos que devem receber radares fixos são nas proximidades dos números: 4282, 4967, 6500 e 731.
Continua depois da publicidade
Outras medidas urgentes
Mas enquanto o processo segue parado e não sai a liberação, segundo a Sepud, há medidas de alteração viária em estudo a fim de prevenir acidentes, como evitar a troca de faixas e a instalação de sonorizadores nos pontos críticos para tentar diminuir a velocidade dos automóveis.
A médio prazo, está prevista também a instalação de muretas de concreto, conhecidas como “barreiras New Jersey”. Durante a sessão na Casa, o secretário municipal de Segurança Pública e Proteção Civil (Seprot), Paulo Rogério Rigo, lamentou que mortes tenham acontecido e disse que a Santos Dumont o preocupa há muito tempo.
— Existe um limite de velocidade, mas alguns irresponsáveis não conseguem se portar direito ao volante, daí que acontecem as tragédias — advertiu Rigo.
Conforme o secretário, uma análise técnica foi feita e uma empresa de sinalização será contratada nos próximos dias.
Continua depois da publicidade
Leia também
Proposta em Joinville quer incluir nome do autor na divulgação de leis
Vereador de Joinville vê “radicalismo” em novas regras da pavimentação comunitária