O programa Universidade Gratuita, que será votado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) nesta terça-feira (11), divide opiniões. O projeto prevê a oferta de vagas no ensino superior sem custo aos alunos e foi a principal promessa de campanha do governador Jorginho Mello (PL). Os colunistas da NSC Estela Benetti, Dagmara Spautz e Ânderson Silva analisam os prós e os contras do programa.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Estela afirma que, além de um novo desafio, o Universidade Gratuita trouxe à tona uma visão mais profunda da importância da educação em todas as fases – da pré-escola ao ensino superior –, o que pode ser um ponto de virada para o desenvolvimento econômico e social do Estado.

Dagmara pondera que o programa vai sair da Alesc sem que uma pergunta fundamental tenha sido respondida: diante de todas as demandas do Estado, é esta a prioridade do momento para SC?.

Já Ânderson diz que, salvo um ou outro posicionamento contrário a mais, o projeto passará por larga vantagem, mesmo com um sentimento de desconfiança e os questionamentos que rondam o programa.

Continua depois da publicidade

Leia mais

Projetos do Universidade Gratuita vão à votação final na Alesc

Exame toxicológico no Universidade Gratuita: o que diz o texto que será aprovado na Alesc