O Natal chegou cedo para o mundo do vinho em Santa Catarina! Como presente, sediamos o primeiro Colóquio Internacional do Vinho, Patrimônio, Turismo e Desenvolvimento do Brasil, entre os dias 3 e 5 de dezembro, para representar uma nova fronteira vitivinícola na América Latina.
Continua depois da publicidade
O evento abordou diversos temas relacionados ao enoturismo, gastronomia, economia, cultura e terroir por grandes estudiosos de nosso país e por cátedras da Unesco, Universidade de Paris, Sorbonne e Bourgogne.
Mas cá entre nós: a possibilidade de termos um bom vinho à mesa não existe sem estudo e sem botar a mão na massa! Por isso, após as atividades teóricas do Colóquio, aconteceu uma viagem técnica de imersão nas vinícolas de altitude.
A beleza única de nossas florestas de Araucária impressionou a todos. Isso sem contar a incrível recepção com comida típica tropeira, o aromático chardonnay e o corte de cabernet sauvignon com merlot dos vinhedos do Monte Agudo. Para encantar, o aroma de frutas vermelhas frescas do rosé da Villa Francioni e a colonização de encher os olhos da nossa austríaca Treze Tílias.
Continua depois da publicidade
As falhas do turismo local aconteceram, demonstrando fragilidade e o quanto ainda precisamos melhorar. Porém, apagando qualquer má impressão, a acolhida calorosa da Villaggio Grando demonstrou magnitude, trabalho sério, vinhos ricos em expressão e qualidade, traduzindo o verdadeiro abraço catarinense.
Fiquei orgulhoso e todos os experts amaram! Le Grand finale com a Serra do Rio do Rastro, nosso lindo cartão postal… Enfim, o raio-X do futuro enoturístico catarinense foi feito!
* Sugestão Gourmet: Pegar o caminho em direção à Serra Catarinense e cair nas graças de um apetitoso entrevero.
Continua depois da publicidade
* Dica de Baco: o vinho tinto Vinhedos do Monte Agudo e o Innominabile lote IV da Villaggio Grando, respectivamente encontrados no Imperatriz Gourmet e na Essen Vinhos.