No mundo, os vinhos de Bordeaux, a cuisine francesa, o saquê japonês, os vinhos de Mendoza, a comida italiana e os Brunellos di Montalcino da Toscana se destacam. No Brasil, a cachaça mineira, a cozinha baiana, a buchada do sertão nordestino e os vinhos da Serra Gaúcha brilham… E onde está a nossa identidade catarinense?

Continua depois da publicidade

Respondendo essa pergunta, com pioneirismo e paixão, o amigo, professor, jornalista, chef e sommelier João Lombardo construiu o livro Gourmandises Catarinenses. Que ótimo alguém traçar a história e o mapa das bebidas em nossa Bela e Santa Catarina! Que alegria ver as cervejas artesanais ganhando cada vez mais espaço no consumo local e nacional. Ver licores tradicionais e de grande valor familiar sendo resgatados, degustar a história dos alambiques, de onde nasce uma das cachaças mais famosas do país! E, é claro, a vitivinicultura estadual destrinchada nos pequenos detalhes.

O autor mostra com carinho e capricho os causos, a luta dos empreendedores e dos amantes do mundo do vinho na caça para encontrar a expressão do nosso mais legítimo terroir. E, à tiracolo, traz um guia de vinhos e de restaurantes. Sem dúvida, um passo importante e ímpar na identificação enogastronômica catarinense.

Os enófilos e apaixonados pela boa mesa tiram o chapéu pela iniciativa! Salute!

Continua depois da publicidade

SUGESTÃO GOURMET

– Munido de um pastel de berbigão, explore o Gourmandises Catarinenses acomodado numa poltrona confortável ao som de boa música.

DICA DE BACO

– Tire a rolha de um belo vinho catarinense e de sua preferência e coloque o elixir da vitis vinífera escolhida numa taça para degustar.