A uva desta sexta me remete ao El Rosedal ou Jardim das Rosas em Buenos Aires, que mais parece uma perfumaria a céu aberto. As rosas brancas, em especial, nos fazem encontrar o Torrontés, que é a estrela dos vinhos brancos na Argentina.
Continua depois da publicidade
A casta Torrontés nasceu bem adaptada ao solo arenoso e ao clima árido do norte argentino. Nas regiões produtoras de Salta e La Rioja, principalmente nas montanhas do Vale de Cafayate, os vinhedos estão expostos a dias muito quentes e noites frias, o que gera uma amplitude térmica diária de 18oC, conferindo a essas uvas o seu perfume inebriante…
Em Mendoza, com seu clima desértico e com sua dosagem adequada de irrigação pelos produtores, se conseguem belos resultados aromáticos com esse vinho, trazendo toques de flores e também de frutas exóticas como a lichia. Os aromas produzidos pelo Torrontés me conduzem à lembrança de um Gewürztraminer alsaciano e o seu sabor e fragrância me sugerem um bom Sauvignon Blanc da Nova Zelândia, uau!
Apresentando cores que variam do amarelo brilhante ao dourado, no paladar é notável a acidez refrescante. Bem gelado, é ótimo para tomar nos dias escaldantes do verão. Ao comprar, procure sempre que possível pelas safras jovens, pois assim mantém sua leveza e refrescância. Enfim, o Torrontés é uma descoberta excitante para qualquer pessoa… Então corra, pegue uma taça e aventure-se!
Continua depois da publicidade
SUGESTÃO GOURMET
– Deguste uma salada de folhas verdes da estação com lascas de queijo de cabra e pera.
DICA DE BACO
– O Mendocino Accuro Torrontés safra 2011 encontrado na Carvalho Francês.