Ao fundo, George Peixoto (Picolé), além de brilhante publicitário, desde cedo mostrou talento para as artes plásticas. De camisa amarela, Édio Nunes de Sousa, que foi um talentoso jogador de futebol, que, por um séria contusão, virou um dos melhores atores catarinenses. De paletó, Fausto Silva, desportista apaixonado, formado em Ciências Contábeis, com curso de Gestão Empresarial na França e que desde 1966 é assessor especial da Presidência da Fiesc e Diretor Geral da SS Serviços Empresariais. O que os três têm em comum? São autênticos manezinhos da Ilha, nascidos em Florianópolis. E o que me motivou fotografá-los foi o fato de que há um bom tempo não encontrava juntos três manezinhos (e só manezinhos), conversando à mesa, como sempre se fez nas antigas por aqui. Quase sempre tem um filho de outro Estado que Floripa adotou. Neste caso, o “adotivo” estava atrás da câmera – e era eu mesmo…
Continua depois da publicidade
Analfabetismo
Florianópolis tem 7.288 habitantes em condições de analfabetismo, sendo que 3.256 – cerca de 50% – são idosos. Apesar das ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação, ainda há muito que fazer para mudar esta realidade. A questão foi um dos tópicos abordados na palestra Conversando sobre as Políticas de Atendimento aos Idosos em Florianópolis: saúde, educação e assistência social, promovida pela Secretaria de Assistência Social do município, com o apoio da Comissão de Assistência Social da OAB/SC. Além dos dados de analfabetismo, 19 mil idosos da Capital não têm o ensino fundamental completo. E, como sabemos, estudar permite a eles melhorar seu diálogo, assim como defender seus direitos e ter maior participação política. A palestra fez parte da III Tarde Cultural dos Idosos, que desenvolve atividades culturais e palestra para integrar os nossos “jovens”.
Show solidário
Continua depois da publicidade
A convite da Fundação de Cultura de São José, a cantora Simone Medeiros, do Ministério Divino Oleiro do Amor e convidados especiais – Sérgio Gomes, Focu’s Coral Show e Willian Farias -, realizam amanhã, às 20h, no Centro Histórico de São José, um show especial natalino. Uma noite para celebrar a vinda do Menino Jesus e para exercitar a solidariedade. Todos estão convidados.