Simulador em debate (1)
Uma decisão judicial no Distrito Federal torna ainda mais duvidoso o futuro dos simuladores de direção nas autoescolas. Em 29 de outubro o juiz federal Waldemar Cláudio de Carvalho afastou a obrigatoriedade prevista em resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), expedida em julho.
Continua depois da publicidade
A sentença se junta a outras medidas judiciais que questionam o uso do equipamento, que na visão dos membros do Contram diminuiria os índices de acidentes e mortes no trânsito num toque de mágica. Por conta dessa insegurança jurídica, apenas seis das 58 autoescolas do Vale contam com o equipamento, conforme Murilo dos Santos, presidente do Sindicato dos Centros Formação de Condutores de SC.
Santos diz que vai reunir a diretoria do sindicato esta semana e o uso da decisão no DF como jurisprudência para impetrar uma ação similar na Justiça catarinense.
Simulador em debate (2)
Continua depois da publicidade
Com simulador ou não, além da perícia para conduzir um veículo, a boa formação dos motoristas depende cada vez mais da conscientização de quem senta ao volante. Não será um software que vai resolver ou minimizar o problema.
As atuais gerações de motoristas que temos em ação, já perdemos. Fomos criados com vícios, que até mesmo as pesadas multas têm dificuldade para corrigir. Que atire a primeira pedra quem nunca cometeu uma irregularidade ao volante. Creio que teremos um trânsito mais humano e tranquilo quando a geração que está agora nas creches e escolinhas chegar às autoescolas. Daqui uns 15, 20 anos.
Falta bom senso… e fiscalização
Por falar em trânsito, o pessoal da Guarda Municipal de Trânsito podia dar uma atenção especial aos abusados que complicam ainda mais o conturbado fluxo na região central. O leitor Artur Gewehr enviou um vídeo à coluna ontem em que aparece um caminhão estacionado na Rua São José, no Centro. Com a pista parcialmente bloqueada, os motoristas foram forçados a passar com os carros sobre uma das calçadas.
Beleza
Foto: André Schroedes
A ausência do sol há tantos dias faz com que a gente esqueça que estamos em plena primavera, estação típica para vermos belezas como esta: a floração dos Garapuvus, em Timbó, clicada pelo amigo André Schroeder.
Continua depois da publicidade
Dores de cabeça
O prefeito Napoleão Bernardes ganhou ontem novas dores de cabeça para tratar nos próximos dias. Além da intervenção na empresa Glória para normalizar o transporte coletivo, o chefe do Executivo municipal tem de lidar agora com a paralisação anunciada de outros dois serviços básicos: saúde e educação. A luta dos servidores públicos é legítima, assegurada por lei e deve ser respeitada. Assim como a comunidade, que não pode ficar desassistida.
Espírito de Natal
Foto: Divulgação
Será lançada hoje a campanha do 13º Natal Solidário da Unifebe, em Brusque. A partir das 20h, alunos, professores, funcionários da instituição e membros da comunidade poderão ajudar a fazer o Natal de crianças carentes da cidade e região.
Uma árvore com enfeites que terão informações de 750 estudantes de escolas públicas será instalada no campus Santa Terezinha. A cerimônia de entrega dos presentes está marcada para 2 de dezembro. Os padrinhos que não puderem comparecer têm até o próximo dia 27 para entregar o presente na pró-reitoria de pós-graduação. Ano passado a iniciativa atendeu 700 crianças e os enfeites se esgotaram no mesmo dia do lançamento da árvore.
Economia solidária
A Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Furb organiza hoje e amanhã a Feira de Economia Solidária. Os produtos comercializados são confeccionados pelos próprios feirantes. Artesanatos, brechó, alimentação, oficinas criativas e prestações de serviços serão algumas das atrações. A feira rola das 9h às 21h, no pátio da biblioteca, no Campus 1 da universidade.
Continua depois da publicidade