O cicloturismo tem ganhado força nos últimos anos e se tornou responsável por atrair turistas. Segundo levantamento da equipe gestora do circuito da Costa Verde & Mar, cerca de 3 mil cicloturistas realizam por ano o roteiro que engloba 10 municípios e um total de 270 quilômetros pela região.

Continua depois da publicidade

Para fortalecer a modalidade, ocorre na quinta-feira o 1º Seminário Catarinense do setor. O evento inicia às 8h30min, no auditório da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (Amfri), em Itajaí. As inscrições são gratuitas, mas limitadas a 100 pessoas. Mais informações em www.acbc.com.br/seminario-cicloturismo.

Leia outras informações da coluna

Coleta de lixo

A prefeitura de Bombinhas e a Say Muller, empresa responsável pelo serviço de coleta e transporte de lixo na cidade, informam que a partir de 11 de dezembro, as rotas e horários serão alterados e a coleta passa a ser feita diariamente em todos os bairros. Esse serviço é essencial para a saúde e o bem-estar da população e dos veranistas que chegarão à cidade nas próximas semanas.

Continua depois da publicidade

Economia em debate

A FAE Business School promove amanhã, em Blumenau, um encontro com empresários da cidade para abordar o cenário econômico no Brasil em 2016. O evento inicia às 9h, no Hotel Plaza Blumenau, e contará com a presença do economista Gilmar Mendes Lourenço. Ele ministrará uma palestra em que abordará temas como a política econômica brasileira, cenários para curto e médio prazo, projeções e perspectivas.

Estatuto da Cidade

A prefeitura de Blumenau promove hoje a sexta audiência pública temática sobre o Plano Diretor de Blumenau. O encontro vai debater o Estatuto da Cidade, às 19h, na Escola Técnica de Saúde, localizada na Rua 2 de Setembro, 1.510, no bairro Itoupava Norte. A comunidade é convidada para contribuir com sugestões. Eis a oportunidade para você ajudar a construir a Blumenau do futuro.

Contra a mobilidade

Sábado vivenciei por alguns minutos algo que os pedestres que passam pela Rua Almirante Tamandaré e região convivem diariamente: a falta de calçadas por causa das obras da ponte da Rua Mariana Bronnemann. O canteiro da obra, que se arrasta desde junho de 2014, ocupa boa parte da calçada e força os pedestres a dividirem espaço com carros e motos em uma das pistas de tráfego. É perigoso. Pelo bem-estar de todos, pedestres e motoristas, e também para o melhor fluxo do trânsito, espero que a obra seja concluída logo.

Mais empolgação, pessoal!

Após me arriscar na Almirante Tamandaré fui à Rua Alberto Stein conferir o segundo desfile do Magia de Natal. Curti, mas saí um pouco desapontado. Os carros alegóricos são bonitos, as fantasias lindas e as coreografias bem montadas e ensaiadas. Porém, faltou mais empolgação a alguns integrantes que desfilaram. É Natal, pessoal!

Continua depois da publicidade

Cultura em movimento

Foto: Lucas Amorelli, BD, 20/11/2013

A Biblioteca Ambulante juntamente com o Museu de Hábitos e Costumes percorre entre hoje e quarta-feira as escolas de campo de Blumenau. Na quinta, quem recebe a visita da Kombi da Fundação Cultural de Blumenau é o Ancionato Elsbeth Koehler. Mensalmente a kombi vai à estas unidades (veja tabela). O projeto é muito legal. A proposta é apresentar formas de levar a biblioteca e o patrimônio histórico até as pessoas que têm limitações de acesso ao acervo. Uma das atividades é a leitura de histórias infantis, estimulando o gosto pela literatura.

O roteiro

– Escola Alves Ramos, na Itoupava Central

– Escola Alvino Dorow, na Fortaleza

– Escola Erich Klabunde, na Vila Itoupava

– Escola Margarida Freygang, no Progresso

– Escola Orestes Guimarães, na Velha Grande

– Escola Prof. Ella Schwanke Eichstaedt, na Itoupava Central

– Escola Carlos Manske, na Vila Itoupava

– Escola Willy Müller, na Vila Itoupava

– Escola Frederico Sievert, na Vila Itoupava

– Escola Dr. Blumenau, na Itoupava Central

– Escola Capitão Euclides de Castro, no Progresso

– Ancionato Elsbeth Koehler, no Jardim Blumenau