É só tu vêsh umas páginas de Facebook quiném a Fotos Antigas de Floripa que já fica todo abobado, vendo o Miramar, a água batendo no Mercado Público, côza e lôza. Agora, imagina dôsh calhamaço, livro mesmo, de dá um guascaço no irmão piqueno e deixá o mazanza ajojado. Dôsh livro que o monxtro do Gilberto Gerlach tá lançando dijaôji em Flonópsh: Ilha de Santa Catarina – Florianópolis.

Continua depois da publicidade

Ixpia todas as colunas já publicadas!

Hora estreia coluna escrita em Manezês, o dialeto de Floripa

Continua depois da publicidade

47 anos pesquisando

Rapázi, o Gerlach ficou, ô, sh, êi, 47 anos pesquisando pra escrever esses livros. Tendêssi? E tu que ficasse aí bem rengo, reclamando de ter que ir pra escola? O corisco leu todos, todos os jornais da cidade desde 1853 até os anos 1930. Tem uns catinga que não vão ler isso nem em cem encarnaçõnsh!

Mundaréu

Só pra ti lamber os beiços, ô catinguento: São 550 fotografias, 75 pinturas e 110 desenhos. Se quisésh, bota tua roupinha de missa e vai lá na Assembleia às

sete da noite.

Te liga!

Se tu não te ligasse, o Gerlach é aquele viciado em cinema que ficou conhecido por tocar o cinema do CIC.

Continua depois da publicidade

Lixo

Os quiridus da Comcap tão numa maré que vô te contar, né, ô? Um dia, o terminal velho fica aquela porquice que meideiducéli. Adispôsh, dôsh dia de greve e aquele mundaréu de saco plástico. Ônti, com trocentas coisas acontecendo na cidade ao mesmo.

Pagando

Tem o seguinte: feriado, tem que pagá másh pros fôncionário. Se já tão cortando tudo que é coisa pra sobrar mais faz-me-rir no caixa, fásh sentido não botar todo mundo pra trabalhar. Altas encrenca pra prefeitura resolver…

Tinder

Leitor da coluna que mora em Palhoça tá a milhão no táli do Tinder, que não deixa másh na mão nenhum desgarrado, desquitado ou solteiro mesmo – igual ao 145, não tem? Adispôsh de muito marisco na Grande Flonópsh, tá aumentando o raio e dízi por aí que foi parar na terra da Linguiça? Blumenau. Não és tolo nem nada!

Continua depois da publicidade

Altos!

Altos, altos, altos show do Daza e do Expresso no sábado. Tu já deve tê visto uma cacalhada postando vídeo (ôrra, o que tinha de mazanza filmando, em vez de aproveitar, eu vô te contá-te pra ti). Da próxima vez, tens que ser mais dijerim. Além da música, pôco bom ouvir o Moriel, o Chico e o Gazu falando esse manezêsh que o cara sente orgulho.

Coxtêra

Abraço pra dona Terezinha Botelho, famosa na Coxtêra, filha do seu Antônio Butica. O teu filho manda beijo e dá uma adulada na coluna. Não precisa disso, môsagrado!