“Um acerto de contas dos filhos de empregadas com a sociedade”. É mais ou menos assim que o escritor blumenauense Marcelo Labes define seu terceiro livro, que será lançado nesta terça-feira à noite em um evento na biblioteca do Sesc, em Blumenau. O Filho da Empregada é um livro de um só poema que traz memórias do autor e, de certa forma, um relato autobiográfico de alguém que tem uma empregada doméstica como mãe, mas que tenta falar sobre todos esses filhos por aí.
Continua depois da publicidade
Leia outras informações da coluna do Leo Laps
Marcelo diz que o livro nasceu da inquietude após o lançamento da sua segunda obra, Porque sim não é resposta (que também ganha hoje uma segunda edição), e o escreveu no ano passado, mas o incômodo que o fez agir vem de tempos. Para levar ao papel sua poesia, ele precisou mergulhar nas memórias da infância – até as mais difíceis – sem entrevistar a própria mãe, que, segundo ele, não deixa de ser a protagonista da obra.
Trata-se aqui de um tema relevante e em alta no meio cultural, visto o próprio sucesso do filme brasileiro Que Horas Ela Volta, lançado ano passado. Por isso o evento de hoje à noite vai contar com um bate-papo com Marcelo, a partir das 19h. O Sesc fica na Rua Getúlio Vargas, 227, no Centro.
Continua depois da publicidade