Fotos e até um vídeo que circularam na tarde desta terça-feira pelas redes sociais, feitos pelo blogueiro Jaime Batista da Silva, mostram cidadãos indignados com as filas para emissão de carteira de trabalho na intendência do Garcia, em Blumenau. O local é o único, hoje, que está prestando esse tipo de serviço na cidade. Cerca de 150 pessoas buscaram atendimento, mas a maioria saiu de mãos vazias.
Continua depois da publicidade
::: Leia outras informações da coluna do Pancho
O intendente Mauricio Goll diz que há apenas dois funcionários disponíveis para a função, que não dão conta de suprir a demanda. Eles atendem apenas quatro horas (duas pela manhã e duas pela tarde), com 20 senhas distribuídas por período, totalizando 40 por dia – mas este número foi de 52 hoje diante da quantidade de pessoas, segundo Goll. O restante do expediente é dedicado a outras atividades de competência da intendência.
O problema é que as pessoas procuraram e não encontraram atendimento na Praça do Cidadão. A emissão de carteiras estava sendo feito de maneira temporária no local após a prefeitura firmar um convênio com o Ministério do Trabalho Emprego (MTE), o responsável de fato pelo serviço, cujo prédio da gerência regional – localizado na Rua Itajaí – foi interditado em setembro do ano passado pelos próprios auditores fiscais do órgão por condições inadequadas de trabalho e atendimento. Em 22 de dezembro, o MTE divulgou nota esclarecendo que a estrutura está passando por reformas e que as obras devem terminar em abril.
O diretor da Praça do Cidadão, Jairo Santos, alega que o órgão cedeu parte de seu próprio espaço para tentar amenizar o problema, mas não está podendo emitir as carteiras por problemas técnicos. De acordo com ele, servidores estariam sem a senha que dá acesso ao sistema do MTE que faz o encaminhamento dos trâmites.
Continua depois da publicidade
Santos garante que está tentando contato com a gerência regional para resolver o impasse, mas diz que ainda não teve retorno. A coluna também não conseguiu contatar nenhum responsável pelo MTE na cidade até o fim da tarde.
Para piorar a situação, a intendência da Vila Itoupava, que também prestava o serviço, está com o atendimento interrompido por problemas técnicos relacionados a cabeamento de fibra ótica. Ou seja, de três opções para emissão de carteiras de trabalho, o cidadão está com apenas uma à disposição. As filas serão inevitáveis. Que o poder público encontre logo uma solução para o problema.