Se você não confia em ninguém com mais de 30 anos, keep calm. Arquitetos e clientes deste projeto de primeiro apartamento para um casal jovem se encaixam na exigente e peculiar geração Y. Luana Fernandes, 28 anos, e Carla Tortelli, 30 anos, batizaram o seu escritório de Arquitetando Ideias. E é isso o que as gurias fazem. Para criar um universo para lazer, descanso e trabalho em 60 metros quadrados, elas se desdobraram em soluções criativas para serem coerentes com o perfil da advogada fashionista e do analista de TI.
Continua depois da publicidade
Tudo começou a partir da disposição do aparelho de TV como o núcleo da formação do estar e jantar integrados à cozinha.


– Visitamos o apartamento decorado, com a TV na parede, e queríamos mostrar uma possibilidade diferente, e ainda o casal queria uma situação que permitisse ver televisão de outros lugares da casa além do estar – ressalta Luana, e Carla logo acrescenta que o motivo da escolha do marcante amarelo é pelo fato de o móvel ser o destaque na sala.

Sobressai no ambiente o tom da laca alto-brilho da caixa da TV – parte giratória – e da base fixa de onde parte o tubo de alumínio escovado. Essa parte é multiuso: uma mesa de centro que também funciona como bar.

Design para dois
Continua depois da publicidade
Entre as soluções práticas criadas pelas arquitetas, o sofá-baú do estar tem profundidade para se jogar sem pudor. E, no setor de jantar, a mesa delimita o recanto: o tampo de MDF com acabamento de fórmica imitando aço escovado sobe até o teto e se dobra para acomodar uma luminária embutida com quatro lâmpadas PAR 20. No contorno, corda luminosa incandescente.

Veja na sala, sobre o nicho com fundo em espelho, de 2,90m x 15cm, acima do sofá, a filosofia descolada de vida do casal na frase de Carlos Drummond de Andrade: Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade.