Em um confronto que já está se tornando rotina no Estado, Inter e 15 de Novembro começam a briga pelo título do Gauchão às 16h deste domingo, dia 10, no Beira-Rio. As duas equipes já decidiram anteriormente a competição, em 2002 e 2003, com vantagem para o colorado, que levou a melhor nas duas ocasiões. Campeão também em 2004, o Inter busca o tetracampeonato.
Continua depois da publicidade
Sem qualquer tipo de mistério, o técnico Muricy Ramalho já definiu a equipe que inicia a partida. André será mantido no gol, já que Clemer ainda não se recuperou completamente de uma lesão muscular. Rafael Sobis, apesar das vaias que recebeu na última quarta, será mantido no ataque. Souza fica à disposição no banco de reservas. Confirmada a ausência de Clemer, o restante do time será o mesmo que venceu o Friburguense pela Copa do Brasil.
Diferentemente de Muricy, o técnico do 15 de Novembro, Leandro Machado, prefere fazer mistério. No coletivo realizado na tarde de sexta, o treinador do 15 mudou a equipe e o esquema tático. Machado testou os atacantes Marcinho e Maico ao lado de Dauri, deixando Flávio Dias entre os reservas. Existe ainda a possibilidade do técnico optar pelo esquema 3-5-2, com a entrada do zagueiro Marília na vaga de um dos meias. O lateral-esquerdo Émerson Ávila, lesionado, desfalca a equipe de Campo Bom.
O 15 de Novembro começa a decisão em vantagem. A equipe de Campo Bom fez melhor campanha na fase classificatória e, em caso de dois resultados iguais – dois empates ou uma vitória para cada lado – a decisão irá para a prorrogação. Persistindo a igualdade, o título fica com o 15, pois, segundo o regulamento, o saldo de gols não é critério de desempate.
O árbitro Leandro Vuaden, 28 anos, que tem sido bastante elogiado por suas atuações no Gauchão, terá a responsabilidade de apitar a primeira partida da decisão. Para o segundo jogo, em Campo Bom, um sorteio definirá entre Carlos Eugênio Simon e Leonardo Gaciba.
Continua depois da publicidade