Localizada na região Oeste, a cidade de Maravilha faz jus ao nome. De acordo com a história que corre de boca em boca, os primeiros habitantes chegaram ao município e logo avistaram, do alto do morro, a beleza da copa dos pinheirais, que cobriam o vale.
Continua depois da publicidade
Com a primeira impressão, eles teriam exclamado: ” Que maravilha!”. E ninguém mais ousou alterar. Naquele pequeno vale formou-se um distrito e depois uma cidade. O perímetro urbano de Maravilha foi planejado pela Companhia Territorial Sul Brasil em 1949.
Na época, o povoamento foi logo incentivado. Os colonizadores – quase todos do Rio Grande do Sul – são de origem alemã, italiana, portuguesa e polonesa. Em pouco tempo a cidade se tornou a 45ª de SC e polo do Oeste. Mas o que torna esta cidade tão interessante, além das belezas naturais e da colonização, é um slogan recebido nos anos 1970.
Naturalmente o município era chamado de “Capital da Criança”, mas a frase tornou-se lei municipal. Na década seguinte, mudou para “Cidade das Crianças”, como é conhecida até hoje. Não há qualidades suficientes que interpretem uma criança. Tudo o que ela inspira é maravilhoso. Criança não se explica, assim como Maravilha.
“É terra de povo hospitaleiro que luta pelos seus ideais”. Rosi Maldaner, Prefeita
Continua depois da publicidade
População: 22.104 habitantes
Localização: Oeste, 85 km de Chapecó
Área: 169,1 quilômetros quadrados
Emancipação: 27/ 07/ 1958
Atrativos: turismo rural e CTGs
Pontos turísticos: Museu Padre Fernando Nagel, CTG Juca Ruivo, Associação Cultural Italiana de Maravilha e Grupo Germânico