Mesmo com muito sol e um calor de 31ºC, cerca de 7 mil pessoas acompanharam a apuração das notas das escolas de samba de Florianópolis nesta segunda-feira. E quem batucou muito para comemorar o título foi a Unidos da Coloninha. Depois de seis anos, a escola, que surgiu em 1962 no bairro Estreito, desbancou mais uma vez as concorrentes.
Continua depois da publicidade
A comunidade invadiu a avenida da Passarela Nêgo Quirido, e muitos integrantes choraram pelo oitavo título da agremiação. Um dos mais emocionados era o presidente da escola, Sergio da Cunha.
— Nada aconteceria se não tivesse o trabalho dessa comunidade maravilhosa. Esse título é da comunidade — destacou o presidente, em meio a abraços de integrantes da escola.
Veja como foi o desfile das escolas de samba do Grupo Especial de Florianópolis
Com o enredo “Pelas influências das leis universais que governam a realidade de tempo e espaço é que a Unidos da Coloninha irá realizar seus Desejos¿, a agremiação fez um desfile impecável e levantou o astral do público mostrando os desejos em diferentes formas. A escola, que no ano passado foi penalizada por desfilar com número menor de componentes, teve na comissão de frente um dos grandes destaques. A comissão foi uma das mais aplaudidas no sábado e retratou o anseio à evolução, em que bailarinos representando homens primitivos e homens do futuro saíam de suas tocas para ver o mundo.
Continua depois da publicidade
Confira os sambas-enredos das escolas de Florianópolis
Peterson Fraga, diretor de harmonia da Protegidos da Princesa, campeã em 2014 e 2015, comemorou muito o vice-campeonato e o Tamborim de Ouro, prêmio dado pelo Berbigão do Boca para a melhor bateria:

— Este ano foi complicado, e a gente trabalhou muito. Mas em 2017 a gente vem com mais força e garra. E vamos para cima deles — comemorou.

Confira a programação completa do carnaval em SC
Continua depois da publicidade
A União da Ilha da Magia (UIM), que tem como característica abordar temas sociais em seus enredos, foi a última colocada e caiu para o Grupo de Acesso. Neste ano, a agremiação da Lagoa da Conceição foi a última a desfilar e abordou o tema Haiti e a tribo dos Iorubás. A escola perdeu cinco pontos por desfilar com um número de integrantes menor do que manda o regulamento, que é de 1.500 componentes. Representantes da escola, que venceu o Carnaval duas vezes (2011 e 2012), não quiseram se pronunciar sobre o rebaixamento, mas questionaram a contagem:
— É lamentável esse sistema de contagem, mas se preparem porque a gente vai voltar — disse um dos integrantes, que preferiu não se identificar.
Consulado comemora retorno ao Grupo Especial
Durou apenas um ano o rebaixamento da Consulado do Samba. Neste ano, a agremiação já comemorou o retorno ao Grupo Especial. O presidente da agremiação, Valcione Furtado, ressaltou o trabalho da comunidade:
Continua depois da publicidade

— Esse é o resultado da competência e garra dos integrantes. Nós voltamos para ficar — destacou.
A escola do Saco dos Limões trouxe para a avenida o enredo “Entre Lutas e Glórias”.

Já a escola Jardim das Palmeiras foi a campeã do Grupo de Acesso A. A escola trouxe para a avenida o enredo “Raphael Soares – O vôo do menino Beija-Flor¿. O escola Filhos da Lua foi desfiliada por não cumprir o regulamento em relação ao número de integrantes exigido.

Na tarde desta segunda-feira, também foram anunciados o cidadão e cidadã Samba, eleitos pela imprensa, que foram Negro Gê e Juliana Joy, da Copa Lord.
Continua depois da publicidade
Desfile das Campeãs
Nesta terça-feira, ocorre o desfile das campeãs com a vencedora e vice do Grupo Especial e as campeãs do acesso na Passarela Nêgo Quirido, a partir das 20h30min.
Confira a classificação:
Grupo Especial
1º Coloninha 268,1 pontos
2º Os Protegidos da Princesa 267,5 pontos
3º Copa Lord 267,2 pontos
4º Dascuia 264,9 pontos
5º Nação Guarani 263 pontos
6º União da Ilha da Magia (rebaixada para Grupo de Acesso) 262,9 pontos
Grupo de Acesso
1º Consulado
2º Acadêmicos do Sul da Ilha
3°Futsamba Josefense
4º Império Vermelho e Branco
Grupo de Acesso A
1º Jardim das Palmeiras (sobe para Grupo de Acesso)
2º Amigos do Bom Viver
3º Morro do Céu
4º Amocart
5° Nossa Turma
6º Filhos da Lua (desfiliada por não atingir número de componentes)
7º Imperadores de Jurerê
Continua depois da publicidade