O governador Raimundo Colombo demorou quase dois meses para vir a Blumenau inaugurar oficialmente o Hospital Universitário (HU) da Furb, mas chegou com boas notícias. Durante a cerimônia, nesta segunda-feira à tarde, anunciou a liberação de mais R$ 1 milhão para a continuação das obras na unidade de saúde. Com este dinheiro, mais os R$ 250 mil cedidos pela prefeitura há cerca de 10 dias, a Furb poderá concluir as obras da Policlínica, um prédio de três pisos anexo ao HU.
Continua depois da publicidade
O reitor da universidade, João Natel, também apresentou a maquete completa do hospital e entregou ao governador um documento do que ainda é necessário para terminar a unidade. A policlínica da Furb funcionará semelhante à Policlínica Lindolf Bell, mas com alguns serviços adicionais, como a Clínica de Fisioterapia e o atendimento do Serviço Social.
O HU, além de atender a população, também serve para a formação dos universitários, que terão o lugar como referência para estágios. Quando o hospital estiver completo, haverá uma ala somente para ensino e a disponibilidade de 100 leitos para a Unidade de Tratamento Intensivo.
A primeira etapa do hospital está funcionando desde 16 de janeiro. Na unidade de saúde, exclusiva para atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), funcionam o Hospital Dia, no qual são feitas cirurgias de pequeno e médio porte que exigem um período máximo de internação de 24 horas, e o Centro de Diagnósticos, para exames laboratoriais e de imagem, como exames de sangue, eletroencefalograma e eletroneuromiografia. Os atendimentos são feitos por acadêmicos dos cursos de Medicina, Farmácia, Enfermagem, Psicologia e Fisioterapia sob supervisão dos professores do Centro de Ciências da Saúde.
Continua depois da publicidade