O governador Raimundo Colombo garantiu nesta quarta-feira que vai destinar cerca de R$ 26 milhões do caixa do Porto de São Francisco do Sul para custear as obras de alargamento de um trecho de 11 quilômetros da BR-280, entre os acessos ao bairro Itinga e a Balneário Barra do Sul. A medida será efetivada se a Assembleia Legislativa (Alesc) aprovar o projeto de lei que propõe mudança no modelo de gestão do porto. A previsão é de que a votação ocorra em julho.

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O anúncio foi feito na Associação Empresarial de Araquari (Aciaa) em sinal positivo ao estudo preliminar de alargamento da pista proposto pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

– Daquilo que recebemos como sugestão, da nossa parte, estamos prontos para operacionalizar. Já encaminhamos o projeto e ele está pronto para ser votado. Assumimos o compromisso de oficializar esses recursos – disse Colombo.

Segundo Vissilar Pretto, superintendente regional do DNIT, se houver a liberação do dinheiro, a obra ocorrerá entre os quilômetros 21 e 32 da rodovia e está orçada em R$ 26.307.960,06. Essa é uma medida paliativa ao contrato de duplicação da BR-280 e obras contempladas pelo lote 1 da rodovia federal, com total orçado em R$ 305 milhões e ainda sem data para começar, pois depende da assinatura da ordem de serviço.

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– Esse trecho da BR-101 até o Porto de São Francisco é um que já está contratado desde 2015, mas, desde a sua assinatura, não teve ordem de serviço devido à falta de recursos financeiros. Como a nossa perspectiva de orçamento para 2018 também não é favorável, estamos buscando essa melhoria paliativa, que vai fazer muita diferença – explicou.

A iniciativa atende a um pedido das entidades empresariais e das prefeituras de Araquari, Balneário Barra do Sul e de São Francisco do Sul para melhorar a capacidade de tráfego e a segurança nas vias.

Segundo Alcidir Boaretto, presidente da Aciaa, com a realização da obra, os investimentos na região devem aumentar, e o número de acidentes, diminuir.

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– Em nove anos, o nosso produto interno bruto (PIB) saltou de R$ 297 milhões para R$ 1,7 bilhão. Com esse cenário e a modernização dos portos, virão investidores e novos projetos para o Porto de São Francisco, que são bilionários, e só vão se concretizar com uma melhor situação da rodovia. Eu vejo uma janela se abrindo para o futuro à nossa frente quando tratamos desses 11 km. Nós não podemos mais permitir dados como os de 2008 a 2016, com 6,5 mil acidentes e mais de 170 mortes – destacou Boaretto.

Projeto precisa passar pela Alesc

Trecho de 11 km da rodovia, em Araquari, ganhará uma terceira pista
Trecho de 11 km da rodovia, em Araquari, ganhará uma terceira pista (Foto: Salmo Duarte / Agencia RBS)

A influência econômica do Porto de São Francisco do Sul e a necessidade de investimentos no acesso da BR-280 também foram levados em consideração pelo governo para a apresentação da proposta.

– Os nossos portos são um vetor estratégico fundamental no desenvolvimento de Santa Catarina. Hoje, a economia do Estado está crescendo na área da exportação, o mercado interno ainda não reagiu, então, é por meio da exportação que estamos dinamizando a economia. Os portos são uma vantagem importante do nosso Estado e isso gera uma série de complexidades, uma delas, o acesso. Se há riscos ou filas intermináveis, o pessoal migra para outros portos – afirmou.

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Para que a intenção tenha sequência, além da aprovação do projeto de lei na Alesc, por se tratar de uma rodovia federal, o Estado precisa realizar um convênio com o governo federal para realizar a intervenção. A previsão é de que, com os recursos liberados, seja possível implantar a terceira faixa entre os km 21 e 24 e, entre os km 29 e 32, além de três rótulas e cinco vias laterais.

Também está prevista a construção de três passarelas para pedestres em frente à Escola Municipal Amaro Coelho, ao Colégio Agrícola e na atual travessia de pedestres do km 24,6. Segundo o governo, o Porto de São Francisco tem superávit anual de cerca de R$ 40 milhões e o valor é cumulativo, tendo seus recursos revertidos na modernização da unidade.

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Investimentos na saúde e na segurança

O saldo no caixa do Porto de São Francisco do Sul é de R$ 105 milhões e, além da destinação dos recursos para as obras na BR-280, Colombo pretende usar o dinheiro para investir nas áreas da saúde e da segurança pública.

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– Nós temos dois setores no Estado que nos desafiam todos os dias pelos altos custos que se acumulam. Um deles é o da saúde, mas a Constituição é clara: saúde é direito do cidadão e um dever do Estado, e nós temos que resolver. E o segundo problema, infelizmente, é o sistema da segurança pública e, consequentemente, o sistema prisional – disse o governador.

Segundo ele, nesse setor, quando assumiu o governo do Estado, havia um total de 9 mil detentos no sistema carcerário catarinense e, atualmente, são mais de 18 mil.

– É um custo que veio para o Estado de forma absurda e a receita caiu. Como controlar isso? Qual é a solução neste caso? Com a adequação que eu sou obrigado a impor. Se a Assembleia rejeitar, é uma decisão política dela, mas eu encaminhei um projeto para que se fizesse essa modernização dos portos – salientou.

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Ainda sobre os investimentos de combate ao crime, Colombo disse que 1,3 mil novos policiais estão em formação e devem ser distribuídos de acordo com os critérios de exigência da sociedade. A região Norte do Estado deve ser uma das principais beneficiárias.