Com a abertura dos Jogos Olímpicos do Rio cada vez mais próxima, os participantes de cada modalidade vão sendo definidos. No futebol, todas as 16 seleções do masculino e as 12 do feminino já estão determinadas. A última a se garantir foi a Colômbia, que virá ao Brasil para disputar o torneio masculino depois de passar pelos Estados Unidos em uma repescagem.
Continua depois da publicidade
A vaga colombiana foi definida na madrugada de terça para quarta-feira no horário de Brasília. A seleção sul-americana surpreendeu os norte-americanos ao vencer por 2 a 1 mesmo atuando na cidade texana de Frisco. O atacante Roger Martínez marcou os dois gols colombianos e foi o herói da classificação.
Leia mais:
Contraprova confirma doping de Ana Cláudia Lemos, e velocista é suspensa
Mesatenista australiana disputará os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos
Continua depois da publicidade
Roger Federer ressalta importância da Olimpíada: “Um dos meus principais objetivos”
O retorno da Colômbia a uma Olimpíada parecia ter ficado mais distante depois que os Estados Unidos arrancaram um ótimo empate por 1 a 1 no jogo de ida, na sexta-feira passada. Mas o time sul-americano soube se impor na casa do adversário e voltará aos Jogos pela primeira vez desde a disputa de Barcelona, em 1992.
O resultado definiu a Colômbia como 16ª e última classificada ao torneio de futebol masculino da Olimpíada, ao lado de Brasil, Coreia do Sul, Japão, Iraque, Nigéria, Argélia, África do Sul, Honduras, México, Argentina, Fiji, Alemanha, Dinamarca, Portugal e Suécia.
Entre as mulheres, as seleções serão: Brasil, Austrália, China, África do Sul, Zimbábue, Canadá, Estados Unidos, Colômbia, Nova Zelândia, Alemanha, França e Suécia.
*ESTADÃO CONTEÚDO