Pelo menos oito toneladas de cocaína foram aprendidas nesta segunda-feira no noroeste da Colômbia. Trata-se da maior apreensão da história do país, disse o presidente Juan Manuel Santos.

Continua depois da publicidade

A droga pertencia a um grupo criminoso conhecido pelo nome Clan Úsuga, o maior da Colômbia, e foi encontrada em Turbo, município do departamento de Antioquia, na região de Urabá, informou o Ministério da Defesa.

“Parabenizamos a Polícia da Colômbia. A operação em Turbo permitiu apreender a maior quantidade de droga na história”, disse Santos em sua conta da rede social Twitter.

Leia mais

Secretário de Medellín fala com a coluna sobre a paz colombiana

Continua depois da publicidade

O drama das crianças que se tornaram soldados das Farc

Colômbia tem novo gabinete, com a diversidade necessária no “pós-paz”

De acordo com a polícia, os traficantes esconderam a cocaína em um depósito subterrâneo (6,5 metros de comprimento, 3,5 metros de largura e 2,5 metros de profundidade), cujo interior estava forrado com madeira e o acesso coberto com uma tampa de cimento.

A operação começou na tarde de sábado e terminou nesta segunda-feira, com o apoio de aeronaves da polícia, que encontraram o esconderijo. Um grupo de 50 comandos da polícia nacional colombiana, apoiados por helicópteros ‘Black Hawk’, entrou na residência e fez a apreensão.

A droga pertencia ao “número dois” do Clan Úsuga, Roberto Vargas Gutiérrez, conhecido por “Gavilán”. O governo colombiano oferece 500 milhões de pesos (cerca de US$ 167 mil) de recompensa pela captura de Gavilán, indicou o mesmo comunicado.

De acordo com a polícia, a cocaína estava pronta para ser transportada, pelo mar do Caribe, para a América Central, de onde deveria seguir, provavelmente, para os Estados Unidos. Na operação policial, foram detidas três pessoas, cujos antecedentes criminais estão sendo averiguados.

Continua depois da publicidade

Leia as últimas notícias de Mundo