Principal evento artístico independente de Blumenau, o Coletivo Laboral Multicultural de Experimentações e Intervenções Artísticas (Colmeia) terá atrações gratuitas durante o fim de semana em Blumenau. A 8ª edição vai reunir mais de 150 artistas divididos em 10 grupos de trabalho, com destaque para a acessibilidade e democratização da arte. O palco será mais uma vez o Teatro Carlos Gomes.
Continua depois da publicidade
O evento, organizado pelos próprios artistas, acontece desde 2012 e trabalha o fomento de diversos segmentos artísticos, com o objetivo de integrar artistas, diferentes linguagens e ampliar o acesso da cultura à população. A organização destaca que os artistas não cobram cachê pelas apresentações.
– Serão mais de 26 horas de produção artística, com envolvimento de artistas, produtores e entusiastas da cultura em Blumenau. A expectativa é que tenhamos um público superior aos 8 mil da edição anterior – diz Ruan Rosa, um dos organizadores.
Neste ano, serão 150 atrações de artes visuais, cinema, dança, hip hop, literatura, música, mobilidade, oficinas e teatro durante os dois dias de evento. A novidade é a criação do grupo de trabalho Acessibilidade, que surgiu da avaliação da última edição do Colmeia. A partir disso, uma comissão foi montada para desenvolver espetáculos piloto de acessibilidade à população com deficiência.
– Tomamos a decisão de criar um piloto, como apenas parte da programação dada a magnitude do evento e da grande quantidade e variedade de espetáculos e intervenções artísticas, um complexo processo de aprendizado e investimento demandado – diz Renata Orlandi, integrante do grupo de trabalho.
Continua depois da publicidade
O processo foi sistematizado por meio de um grupo de parceiros como Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e Centro Braile, além de artistas que compartilham o desejo de promover inclusão no campo das artes.
O resultado deste processo de criação resultou na tradução de peças e shows para Linguagem Brasileira de Sinas (Libras), exposição de amostras de obras de artes visuais com audiodescrição, bem como, parte das poesias estará disponível em braile. Um trabalho de artes visuais feito por artistas com deficiência visual, vinculados a Associação dos Cegos do Vale do Itajaí (Acevali), também estará no Colmeia.
A abertura oficial será no sábado, às 10h, e os trabalhos terminam às 23h. No domingo, o evento inicia às 10h, com a última atração prevista para iniciar às 22h.
Confira a programação completa do Colmeia 2019:
Continua depois da publicidade