Ele andava livre pelas ruas, pelas calçadas. Era vento e grito. Vez por outra era encontrado pedalando pela cidade, pelas esquinas, distribuindo olhares generosos, palavras, palavrões e atenção aos transeuntes, em especial aos que andavam pela marginal. Encontrava arte, gente que gostava de gente, sementes. Era brigão. Guerreava por ele, com ele, e por aqueles que estavam com ele. Nesta mesma estrada, o homem livre encontrou o amor. Transformou-se, deixou-se transformar. Quis construir algo, pois o mundo estava sendo generoso. Deixou o grito gelado e encontrou na conversa, no diálogo, a chance de construir algo.

Continua depois da publicidade

Encontrou parceiros, outros artivistas-jardineiros, e, em 2012, tomou a frente de um evento que hoje é uma das maiores manifestações artísticas de Blumenau: o Colmeia. O jardineiro das artes, Clóvis Truppel, morreu em novembro de 2014, mas deixou um legado: sementes, flores e frutos.

Na quinta edição, cerca de 500 artistas, artivistas e gestores culturais estão trabalhando para produzir o Colmeia 2016. Gratuito e aberto a toda comunidade, o evento ocorre neste fim de semana no Teatro Carlos Gomes, em Blumenau. Cerca de 270 atrações, de várias frentes de trabalho, os famosos Grupos de Trabalho (GT), serão apresentadas ao público: sete artesãos (GT artesanato); 21 espetáculos teatrais (GT cênicas); 11 filmes (GT cinema); 14 pratos desenvolvidos pelo GT culinária; 14 apresentações do GT de dança; 52 apresentações e batalhas de break do GT hip hop; 21 atrações do GT literatura; 67 shows musicais para embalar a plateia, do GT música; 13 workshops do GT oficinas e 41 obras selecionadas e trabalhadas pelo GT de visuais.

As novidades desta edição foram a criação do GT Mobilidade Urbana, com oito adesões, que une as pessoas do pedal com o fazer artístico do evento, e o GT Criança, demanda que surgiu nas reuniões da organização, em que os Grupos de Trabalho (GTs) se uniram para fazer uma rota de atrações ao público infantil.

Acompanhe as novidades pelo facebook.com/coletivocolmeia e pelo www.instagram.com/coletivocolmeia. A programação completa está em http://goo.gl/I5dzka.

Continua depois da publicidade