Democratizar a moda, tornar peças de modelagem bacana e com nome de peso na etiqueta cada vez mais acessíveis a um número maior de pessoas. Este é um dos objetivos fortes das redes de varejo. As parcerias com grifes desejadas propiciam a criação de coleções com materiais diferenciados e custo bem inferior ao normalmente apresentado pelas grifes em suas lojas de marca própria.

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O mais recente lançamento de 2013 vem da C&A. A megaloja promoveu em São Paulo um grande desfile para apresentar as Collections. Cinco grifes formam as atuais parceiras: 284, Santa Lolla, Carina Duek, Isabella Giobbi e Ágatha.

– A estratégia é oportuna, pois temos cada vez mais feedbacks positivos das consumidoras a cada coleção lançada. O crescimento econômico e a ascensão da classe C contribuem muito para o sucesso desses lançamentos – disse a Donna Paulo Correa Jr., vice-presidente comercial da C&A.

A megaloja deu início à sua estratégia de parceria com grifes e estilistas renomados na década de 80, na Europa, com o lançamento das primeiras Collections – com Yves Saint Laurent (1981) e Karl Lagerfeld (1982). No Brasil, o primeiro passo coube à Riachuelo. Em 2001, lançou uma coleção assinada pelo estilista Fause Haten. A partir de então, a prática se tornou corriqueira, com o estopim mundial ocorrendo em 2004, quando a rede sueca H&M anunciou parceria com o kaiser Karl Lagerfeld.

Paulo Correa Jr. explica que, para lançar uma Collection, a C&A utiliza constantemente pesquisas de mercado para identificar os desejos dos clientes em relação à moda e quais estilistas melhor expressam esse desejo. A partir daí, começa a negociação.

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– Cada processo de desenvolvimento é diferente do outro e não há tempo nem regras específicas. O investimento nas parcerias é cerca de 40% maior do que nas coleções tradicionais, mas a equipe que produz as peças é a mesma – explica.

A distribuição nas lojas da rede no Brasil também é estudada e feita de acordo com o estilo e as demandas do público de cada região. Para Porto Alegre, todas as Collections estão confirmadas, com exceção da Ágatha, que será lançada só em maio e ainda está em negociação para chegar ao Sul do país.

Confira um pouco do que cada um das cinco oferece:

284

A grife criada pela geração de herdeiros da Daslu – Bernardino, Luciana e Marcella Tranchesi e Helena Bordon – traz uma temática urbana, com coleção voltada aos jovens, tanto homens quanto mulheres. Abusa dos spikes, tachinhas e crucifixos, a moda do momento. Com aproximadamente 106 modelos entre roupas, calçados e acessórios, chegou às lojas no último dia 26 de fevereiro, com preços que variam entre R$ 15,90 (brinco) à R$ 219,00 (jaqueta de couro com tachas).

Santa Lolla

A Santa Lolla assina uma parceria com a C&A pela segunda vez. Os cerca de 100 calçados e acessórios da marca também trabalham com tachas e spikes, além dos temas terrosos e animal print. Os preços que variam entre R$ 39,90 (bracelete/sapatilha) à R$ 299,00 (bolsa). A coleção estará disponível a partir de 12 de março.

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Carina Duek

Com uma coleção urbana e contemporânea, Carina Duek aposta no couro e da renda, que já são tradicionais ícones da marca. Entre os acessórios, destaques para as clutchs e cross com alça de corrente e para os modelos com estampas de bichos. A coleção traz aproximadamente 74 modelos entre roupas, calçados e acessórios, com preços que variam entre R$ 29,90 (cinto) à R$ 199,00 (jaqueta). A coleção estará disponível a partir de 26 de março.

Isabella Giobbi

Conhecida por suas peças atemporais e sua seletividade com tecidos e detalhes, Isabella Giobbi trouxe para sua coleção o trench coat na cor fúcsia, vestido chemise estampado, vestido longo em tecido texturizado e jacquard. O uso da renda e do couro completa a coleção. Sua coleção traz aproximadamente 70 modelos entre roupas, calçados e acessórios, com preços que variam entre R$ 15,90 (tiara/biju) à R$ 399,90 (bota). A coleção estará disponível a partir de 9 de abril.

Ágatha

Ágatha traz uma coleção que valoriza o lado sensual das mulheres. Os 110 modelos entre roupas, calçados e acessórios têm o foco no couro ecológico e na renda, além das estampas de cobra, onça ou abstratas. Há uma grande variedade de vestidos – dos mais justos até os mais românticos. Shorts, saias, camisas e jaquetas também completam a coleção criada por Ceiça Gioielli e sua equipe. Os preços variam entre R$ 15,90 (kit de brincos) à R$ 219,00 (bota/jaqueta). A coleção estará disponível a partir de 21 de maio.

* A repórter viajou a São Paulo

a convite da C&A