O coletivo Atrapatrupe, formado há 15 anos por palhaços de Florianópolis, estreia o espetáculo “DESENCAIXE” neste mês. As apresentações serão entre os dias 16 e 19 no Sesc Prainha, sempre às 20h, com entrada gratuita e distribuição de ingressos uma hora antes no local.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Após realizarem observações, movidas pela questão “Como fazer para lidar com seres humanos?”, as personagens Flor (Gabriela Leite) e Xicoza (Lidiane Cunha) compartilham com o mundo o resultado dos estudos que realizaram pelo Instituto Mundanças. No encontro com o público, a relação com homo sapiens mostra o objeto da pesquisa: “Seres humanos se ‘encaixam’?”.
A peça é a primeira montagem produzido grupo, que recebe incentivos financeiros públicos, e é contemplada pelo Fundo Municipal de Cultura de Florianópolis. Voltada para o público adulto, com classificação indicativa a partir dos 12 anos, a obra começou a ser concebida após o período de maior restrição pela pandemia de Covid, que gerou ideias que saíram do papel e ganharam vida pelas ruas da cidade.
— Fomos ensaiar e a primeira ação foi uma intervenção em bairros de Florianópolis. Saímos pelas ruas como ‘palhaças-pesquisadoras’, perguntando para as pessoas como lidar com os seres humanos. A gente entrevistava e as pessoas entravam na brincadeira — relata Gabriela.
Continua depois da publicidade
— Queremos levar diversão, risadas, reflexões e uma experiência diferente do que as pessoas estão acostumadas no teatro — aponta a atriz.
— Fomentamos a cultura local para expandirmos para o resto da Região Sul e todo o Brasil. Temos muita coisa boa sendo produzida aqui e editais públicos como este são essenciais para a expansão da arte e da cultura.
Leia também
Com Gazu, Grupo Expresso Rural lança clipe “ILHA” nesta quarta-feira
Hard Rock Live Florianópolis será palco do festival Rock Session