Cabelos são os principais responsáveis por poluir o esgoto em Jaraguá do Sul, de acordo com coletas realizadas por equipes do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae). Além do material inusitado, os agentes também encontraram tecidos, lâminas de barbear, absorventes, fraldas, fio dental e plásticos.

Continua depois da publicidade

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Outro resíduo coletado é o óleo de cozinha que endurece na tubulação e não pode ser descartado na rede de esgoto. A indicação é colocar em garrafas pet e descartado por meio da coleta seletiva.

De acordo com o Samae, os resíduos se juntam e causam danos nas tubulações, obstruindo as Estações de Recalque de Esgoto (ERE), que são responsáveis por captar o esgoto e levar para as estações de tratamento.

Segundo o presidente do Samae, Onésimo Sell, os resíduos bloqueiam as redes coletoras, trancando as bombas, aumentando as chances de retorno do esgoto nas residências e provocando odores indesejáveis.

Continua depois da publicidade

Cuidados que podem ser tomados

O Samae orienta que a rede de esgoto é projetada apenas para receber os resíduos que saem da pia da cozinha, de tanques ou máquinas de lavar roupa, do ralo do chuveiro e da descarga do banheiro.

O que também gera problemas são as ligações irregulares da água da chuva que vem das calhas, e que não podem ser ligadas na rede de esgoto. O Samae estará intensificando a fiscalização destas ligações irregulares nas casas de Jaraguá do Sul.

Sob supervisão de Lucas Koehler