A Comcap ampliou a coleta seletiva de porta em porta para mais 220 domicílios de Florianópolis. O trabalho iniciou ontem para 150 pontos da Costa de Dentro, Rua Lauro Mendes e na Servidão Mem de Sá, na Rua João Coelho da Costa, em Canasvieiras, e na Rua Inério Joaquim da Silva, na praia da Solidão. Nas próximas semanas, serão atendidas 70 residências situadas nas servidões Recanto do Sabiá, das Garças e Aracuã e na Rua Arapongas, no Rio Tavares.
Continua depois da publicidade
Em dezembro, o serviço já havia sido ampliado para 150 residências da Lagoinha do Norte. Conforme a prefeitura, são recolhidos materiais recicláveis secos (papel, plástico, vidro e metal) em todos os bairros de Florianópolis. Mais de dois terços dos domicílios são atendidos pelo sistema de porta em porta e o restante por rua geral, depósito comunitário ou entrega voluntária. “Vamos dobrar os resultados da coleta seletiva até o final do ano. Estamos investindo em equipamentos que possam levar a seletiva a toda cidade, até os locais de mais difícil acesso”, afirmou em nota o presidente Márcio Alves.
Segundo dados da entidade, em 2018 a Comcap desviou do aterro sanitário 6% do total de resíduos coletados. Para este ano, a meta ultrapassar os 10%.
Colabore com a separação
— Separe o vidro dos demais recicláveis secos, mesmo para a coleta seletiva da Comcap. Se estiver quebrado, corte uma garrafa pet e acondicione os cacos para evitar acidentes.
— Leve as embalagens de vidro aos pontos de entrega voluntária (PEVs) ou Ecopontos da Comcap.
Continua depois da publicidade
— Disponha para a coleta convencional da Comcap só o que é rejeito, aquilo que não tem jeito, como lixo sanitário.
— Valorize os resíduos orgânicos (restos de comida e de podas) destinando-os à compostagem.
— Cocô de cachorro não é lixo, é dejeto, deve ser dispensado no vaso sanitário. Canis devem ser ligados à rede de esgoto sanitário.
— Cuide para não estacionar, nem permita que estacionem, em local que dificulte ou impeça a movimentação dos caminhões da Comcap no dia de coleta.
Leia também:
Bolsonaro define idades mínimas de 62 e 65 anos na Previdência
"Não há risco de colapso ou de queda da ponte", garante secretário da Defesa Civil de SC
MP-SC quer cobrar multa do governo sobre atraso na manutenção das pontes de Florianópolis