Na próxima semana, começa a coleta seletiva de resíduos orgânicos nos bairros Itacorubi e Monte Verde, em Florianópolis. A expectativa é levar para compostagem ao menos 22 toneladas de sobras de alimentos ao mês, informou a Autarquia de Melhoramentos da Capital (Comcap) nesta sexta-feira (11).
Continua depois da publicidade
O projeto funciona desde novembro de forma experimental em dois condomínios do Itacorubi e, agora, deve ser ampliado para para 11, num total de 700 residências. A coleta se estenderá também a três ruas do bairro Monte Verde, com o objetivo de atender 100 domicílios até o fim do verão. Ainda não foi divulgada previsão de quando o serviço poderá atender outros pontos da capital.
A coleta passa às terças e sextas-feiras e recolhe o material das bombonas ou contentores instalados pela Comcap em pontos definidos com a comunidade. No Itacorubi, ficam na Rua Professor Ayrton Roberto de Oliveira e no Monte Verde ficarão perto da praça do bairro.

A coleta seletiva de recicláveis secos e de rejeitos, que é o lixo sem possibilidade de reaproveitamento, já é feita na capital. Atualmente, conforme a Autarquia, os resíduos orgânicos são 35% do material levado ao aterro sanitário pelo município. Destes, 24% são sobras de alimentos e 11% resíduos verdes, de podas, jardinagem e folhas varridas na limpeza pública.
Confira prazos para pagar IPTU com desconto e parcelado em Florianópolis
Cidades da Grande Florianópolis estendem horário do comércio até véspera de Natal
Continua depois da publicidade
A meta da prefeitura é reciclar 60% dos resíduos secos e 90% dos orgânicos até 2030 para economizar R$ 50 milhões ao ano, com a redução no custo do transporte e aterramento sanitário, além de obter ganhos na reciclagem.
A coleta seletiva domiciliar começou em junho pelos resíduos verdes, que são restos de quintais e jardins. Mais de 3 mil toneladas foram coletadas, considerando os serviços porta a porta e a remoção e entrega voluntária nos ecopontos.
Os ecopontos para entrega voluntária (PEVs) de orgânicos estão disponíveis desde o fim de novembro nos bairros Itacorubi, Canasvieiras, Capoeiras e Morro das Pedras, além do Jardim Botânico. Há ainda uma rede de parceiros como Pacuca, no Campeche, e Revolução dos Baldinhos, no Monte Cristo.
A lista com as ruas que serão atendidas e o calendário da coleta seletiva de orgânicos está disponível no site da Comcap.
Continua depois da publicidade
Leia também:
Orçamento 2021 de Florianópolis é aprovado com R$ 20 milhões para vacinas contra coronavírus