A coleta seletiva do lixo reciclável vai ser restabelecida na maior parte de Florianópolis a partir do próximo dia 24. A informação foi confirmada pelo presidente da Autarquia Melhoramentos da Capital (Comcap), Lucas Arruda, durante o Condomínio Legal deste sábado (16), dentro do Notícia na Manhã da CBN Diário. As alterações serão em caráter provisório.

Continua depois da publicidade

> Em site especial, saiba tudo sobre o coronavírus

O serviço foi interrompido no dia 19 de março por conta do fechamento dos galpões de triagem da Grande Florianópolis, após orientações sanitárias com a pandemia de coronavírus. A Comcap retomou a coleta seletiva na área comercial do Centro da Capital em 28 de abril. Os seis ecopontos seguem disponíveis para a entrega dos recicláveis.

Ouça a entrevista do presidente da Comcap, Lucas Arruda, para a CBN Diário:

Nessa segunda etapa, serão atendidos praticamente todos os bairros e balneários, com roteiros e frequência reduzidos. Uma das estratégias a serem testadas pela autarquia será a de substituir um dia do roteiro de coleta convencional (de rejeitos), nos pontos onde ela é feita seis vezes por semana, para ser utilizado exclusivamente o recolhimento dos materiais recicláveis em residências.

Aos domingos, serão feitas tanto a convencional quanto a seletiva no região central compreendida entre as avenidas Mauro Ramos, Beira Mar Norte e Gustavo Richard, para que haja cinco coletas para rejeitos e duas seletivas por semana. Nos calçadões do Centro, as duas modalidades serão mantidas durante seis dias por semana, num total de 12 coletas.

Continua depois da publicidade

Ainda segundo a Comcap, o planejamento adota uma retomada gradual. As novas ampliações estão previstas para metade de junho, até que a coleta seletiva domiciliar seja restabelecida em todos os bairros e balneários da cidade.

Confira a lista da coleta seletiva, em caráter provisório, em Florianópolis:

Roteiro provisório da coleta seletiva em Florianópolis (1)
Roteiro provisório da coleta seletiva em Florianópolis (1) (Foto: Comcap/Divulgação)

Roteiro de coleta seletiva em Florianópolis (2)
Roteiro de coleta seletiva em Florianópolis (2) (Foto: Comcap/Divulgação)

A coleta convencional em Florianópolis foi mantida durante o período. Desde o início da pandemia, a autarquia recolheu 25 mil toneladas de resíduos na convencional e 241 toneladas na seletiva. No total geral de resíduos, a tendência foi de queda em torno de 20%.