A partir da próxima segunda-feira, dia 9, o serviço de coleta de lixo em Blumenau volta ao horário normal, das 7h às 17h. Por causa das altas temperaturas da estação, desde o dia 16 de janeiro as viagens eram feitas das 5h às 15h.
Continua depois da publicidade
Para o gerente de resíduos sólidos do Samae, João Carlos Franceschi, o retorno para o horário antigo será feito para evitar que o lixo seletivo, que é recolhido uma vez por semana em todos os bairros, fique sem ser coletado, já que ele é depositado após às 7h.
Coleta de lixo será mecanizada
Em breve Blumenau passará a contar com o serviço mecanizado da coleta do lixo, serviço similar ao que já ocorre no comércio do Centro da cidade. O gerente de resíduos sólidos do Samae, João Carlos Franceschi, explica que o objetivo da medida é reduzir a mão de obra neste setor, que já sofre com a dificuldade nas contratações. Com a mudança, o caminhão da colete deixará de passar de casa em casa para esvaziar contêineres implantados em locais pré determinados.
– A intenção também é gerar uma economia na cidade com a coleta mecanizada. O lixo será depositado e recolhido em um ponto da rua e, com isso, menos viagens serão feitas pelos caminhões e menos gastos também para o município – conclui Franceschi.
Continua depois da publicidade
O mecanismo deve começar a ser implantado ainda no primeiro semestre deste ano, mas só deve ser concluído ano que vem quando a nova empresa responsável pela coleta for selecionada através de um processo licitatório. Atualmente, a Blumeterra é a empresa responsável pelo serviço de coleta, mas a licitação, que vigora por cinco anos, encerra em 2015.
Atualmente são recolhidos cerca de sete mil toneladas de lixo por mês em Blumenau. Somente com o lixo seletivo, são 480 toneladas. Segundo a prefeitura, o Samae investe mais de 1,5 milhão todos os meses com as coletas.