A coleta de lixo domiciliar de Blumenau está funcionando sem problemas neste fim de ano. Depois de passar por falta de funcionários para fazer o recolhimento dos resíduos por anos seguidos, desde o ano passado, a população não tem prejuízos no serviço. Daniel Baldacin, analista ambiental da Blumeterra, empresa que presta o serviço em Blumenau, explica que houve atrasos e faltas, mas que o número foi praticamente nulo:
Continua depois da publicidade
– Estamos com um déficit de 10 funcionários, um número baixo em comparação a outros anos. As faltas atrapalham, mas conseguimos dar conta de fazer a coleta.
Conforme Baldacin, um dos motivos para que os funcionários permaneçam no trabalho é o sistema de premiação implantado no ano passado. Ele leva em consideração, entre outros quesitos, se o trabalhador não teve faltas nem atrasos e se o serviço foi bem prestado. Os que se saem bem recebem uma gratificação em dinheiro.
Neste fim de ano, não haverá coleta dia 1º de janeiro. No dia 31 de dezembro, o serviço será feito em horário especial, das 5h às 16h.
Continua depois da publicidade
Já apesar das reclamações de que a coleta seletiva de lixo não está funcionando, o Samae afirma que está, sim, mas de forma parcial porque alguns coletores, que não são funcionários públicos, pararam de trabalhar nesse período.
Adair Maresana, agente de logística do Samae, diz que há casos em que os caminhões não conseguem cobrir toda a área que deveriam porque o volume de material a ser recolhido é grande e há pouco pessoal. O serviço só não vai estar em funcionamento dia 1º. No dia 31, haverá plantão pelo 3338-1000. O número também está disponível para que a população solicite a coleta caso ela não tenha ocorrido.