SC completou, no dia 28 de fevereiro, cinco meses de censo agropecuário com 182 mil estabelecimentos recenseados, 93% do número inicialmente previsto, conforme divulgado nesta terça-feira pelo IBGE. Com isso, foi encerrada a fase de coleta de dados. Ao todo, 728 recenseadores trabalharam na coleta, e visitaram 264 mil endereços. No país foram recenseados 4,9 milhões de estabelecimentos agropecuários.

Continua depois da publicidade

Os dados do principal levantamento sobre a produção agropecuária, florestal e aquícola brasileira irão mostrar o perfil do produtor rural por sexo, idade, cor ou raça, alfabetização e escolaridade. Também haverá informações como utilização de terras, produção animal e vegetal e práticas agrícolas. Os números preliminares serão divulgados em julho.

O censo de 2017 é o 11º do tipo, e o último foi feito em 2006. O primeiro estudo do tipo foi realizado em 1920 pela extinta Diretoria Geral de Estatística. Depois, em razão da Revolução de 1930, foi adiado, e só houve novo censo agropecuário em 1940, dois anos após a criação do IBGE. A periodicidade foi alterada algumas vezes ao longo do tempo.