Para os alunos do COC Córrego Grande, a Cow Parade 2011 já começou. De quarta a sexta-feira, a partir das 18h30min, dez estudantes estarão no ateliê do evento no Beiramar Shopping, acompanhando o artista e ilustrador Alexandre Beck, que é responsável por pintar a mimosa patrocinada pelo COC CG. Para participar desta prévia do maior evento ao ar livre do mundo, cada aluno submeteu seu desenho a um “corpo de jurados”, que escolheu quais projetos sairiam do papel para a miniatura em gesso. As artes concorrentes abordam temas como amor, natureza, preconceito, educação, paz e liberdade.
Continua depois da publicidade
A participação do COC CG na 1ª edição da Cow Parade SC, a partir de 9 de novembro, coincide com a comemoração do primeiro ano de atuação da escola com a bandeira COC. “Para nós, investir na cultura urbana é mais uma forma de mostrar aos alunos o quanto é essencial para a evolução e o aprendizado humanos estar em contato com a cultura e todas as suas possibilidades de manifestação”, resume a diretora pedagógica da escola com 23 anos de tradição, Lorena Nolasco.
O autor da vaquinha do COC, Alexandre Beck, é o idealizador das tiras do Armandinho na Variedades do Diário Catarinense. Através de imagens do cotidiano, ele espera instigar o público a refletir sobre seus costumes, sua cultura e a sustentabilidade do planeta. “As cenas reproduzidas na vaca vão estimular as pessoas a questionar seus hábitos, suas manias e a repercussão da nossa rotina sobre o meio ambiente”, explica Alexandre. “Aprender e ensinar são as coisas mais importantes da vida. Hoje dedico boa parte do meu trabalho à realização de quadrinhos educativos, então fiquei muito contente ao saber que ilustraria a vaca de uma escola”, completa.
Sucesso em grandes metrópoles, como Paris, Tóquio e Nova York, a CowParade já passou por mais de 60 países, com público estimado em 150 milhões de pessoas. Desde a primeira edição, em Zurique, em 1998, o leilão das vacas expostas já rendeu mais de US$ 22 milhões a entidades filantrópicas. Em Santa Catarina, o evento idealizado pela Labbo marcará presença até janeiro em sete cidades. “Ao patrocinarmos a CowParade, nossa intenção é que os alunos, que já têm a oportunidade de conviver com a mais avançada tecnologia, olimpíadas, gincanas, acampamentos, viagens e saídas em campo para estudos, também se envolvam com uma manifestação cultural de grande porte consagrada em todo o mundo”, avalia a diretora de marketing do COC, Lisiê Nolasco de Souza.
Continua depois da publicidade