A Escola de Ensino Fundamental Sagrado Coração de Jesus, prédio centenário de Canoinhas, no Planalto Norte catarinense, foi comprada pelo governo do Estado por R$ 6,9 milhões. A confirmação da venda aconteceu na quinta-feira (16), após uma longa negociação que ocorre desde 2004.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
A instituição atende mais de mil alunos do ensino fundamental dos municípios de Canoinhas, Três Barras e Major Vieira. De acordo com James Brey, diretor da Sagrado Coração de Jesus, antes do estado adquirir o espaço, a escola já vinha sendo mantida pela Secretaria de Estado da Educação, que pagava o aluguel à Associação Madre Bernarda, das irmãs franciscanas, até então proprietárias do imóvel.
Brey afirma que as negociações, que já aconteciam há 17 anos, avançaram nos últimos dois anos. A ideia inicial, segundo o diretor, era de que uma nova escola fosse construída em um terreno próximo, mas a pretensão não foi levada à frente após uma conversa com a comunidade.
– A comunidade entendeu que aqui é um prédio importante. O ginásio de esportes, que também fica na estrutura, tem capacidade para 2 mil pessoas. É o maior ginásio de esportes da cidade e pertencia às irmãs. Agora nós vamos buscar mais recursos para melhorar a estrutura do ginásio de esportes e oferecer eventos. Temos a condição de vislumbrar trabalhos educativos, culturais, sociais para a comunidade – afirma o diretor.
Continua depois da publicidade
O que muda após aquisição do governo
Com o governo do Estado se tornando dono, o que muda, na prática, conforme Brey, é a segurança de permanência do funcionamento da escola, já que o local passou por inúmeros processos de municipalização.
Antes, como se tratava de um prédio privado, para injeção de recursos públicos visando melhorias na estrutura, explica, havia a necessidade de um contrato, onde poderiam ocorrer divergências entre as antigas proprietárias e o estado no quesito de manutenção do espaço.
– Obviamente que nunca tivemos problema de manutenção, por tanto que a escola está aí há cem anos e funcionando bem. Mas o que nós esperamos com esse investimento por parte do Governo do Estado é junto com a comunidade tentar melhorias na estrutura, principalmente na questão da acessibilidade, precisamos melhorar o elevador já que a escola tem três pisos, precisamos de rampas de acesso nas suas calçadas, os banheiros. A situação elétrica e hidráulica. Enfim, a infraestrutura precisa sempre ser melhorada – aponta.
O diretor faz questão de destacar que além de atender alunos do ensino fundamental, a estrutura de dez mil metros quadrados também abriga o Ensino para Jovens e Adultos (EJA) regional e que a escola possui um dos melhores resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Continua depois da publicidade
– Também é importante frisar a importância de se manter aqui o funcionamento dessa escola porque nós somos um polo regional da sala de atendimento especializado aos alunos com altas habilidades e superdotação. Na regional aqui, apenas Canoinhas tem e fazemos atendimento para alunos de outras escolas aqui nesse polo. Também temos muitas salas de atendimento especializado aos alunos com deficiência visual, intelectual, problemas motores, enfim. É uma tradição da escola atender alunos da educação especial – finaliza.
Leia também
Joinville chega a menos de 700 casos ativos de Covid-19 em momento de melhora da pandemia
Escola fica alagada após chuva forte em Jaraguá do Sul; assista ao vídeo
Morador encontra cobra de 1,5 metro em quarto de ferramentas em Jaraguá do Sul; veja o resgate