O governo do Estado começou neste domingo a transferência de pacientes da região Oeste para unidades hospitalares de outras regiões catarinenses. A operação segue nos próximos dias para atender com maior agilidade aos pacientes que necessitam de leitos hospitalares. Já na tarde de domingo, um paciente foi transferido via aérea, pela aeronave Arcanjo 2, de Chapecó para Itajaí.

Continua depois da publicidade

O paciente, que passou por complicações devido ao coronavírus, necessitou de transferência hospitalar com acompanhamento médico, garantido pela equipe do Arcanjo. 

> Com UTIs lotadas, Chapecó anuncia novas restrições para bares e eventos

> Covid-19: os planos das maiores cidades de SC para a vacinação

A logística está senod feita pela Secretaria de Estado da Saúde, pelo Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar e pelo Grupo de Resposta Aérea de Urgência (GRAU) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Continua depois da publicidade

De acordo com o Superintendente de Serviços Especializados e Regulação, Ramon Tártari, existem vagas disponíveis em diversas regiões do Estado, mas Oeste e Meio Oeste estão enfrentando problemas com a falta de vagas para UTIs Covid Adulto.

— O nosso cenário global aponta ocupação de 75% em Santa Catarina, mas essas localidades estão com taxas elevadas e em alguns casos, com ocupação máxima. Iniciamos essa operação que visa a busca de vagas em outras regiões e o uso do serviço aeromédico para maior agilidade nas transferências inter hospitalares — explicou.

> Hospital Regional do Oeste tem fila de espera para internação

A aeronave permanecerá à disposição nos próximos dias para atender o serviço de regulação e transferir os pacientes.

Abertura de novas UTIs em Chapecó

Na semana passada, o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, realizou um encontro com o prefeito de Chapecó, João Rodrigues, e representantes do Hospital Regional do Oeste. Na oportunidade, ele cobrou a reativação imediata de leitos de unidade de terapia intensiva que haviam sido desativados, mesmo com a pactuação com o Estado. Na quinta-feira, a mesma aeronave Arcanjo 2 levou dez respiradores WEG para a abertura imediata de novos leitos de UTI no HRO.

Continua depois da publicidade

> Coronavírus: o alerta que vem do Oeste de Santa Catarina

A SES vem cobrando a reativação de quase 100 leitos que foram desativados, alguns deles nos municípios mais afetados pela pandemia neste momento no Oeste.

Leia também

Semana começa com predomínio do sol em SC; veja previsão

Vídeo: cardume de raias aparece perto de banhistas em SC

Garimpo ilegal é descoberto pela polícia na região de Blumenau