O COI recebeu no ano passado 72 propostas para a admissão de novos membros. A entidade, no entanto, submeterá somente cinco deles à votação da assembléia porque não se pode ultrapassar o número total de 115.
Continua depois da publicidade
O órgão possui atualmente, após as cinco aposentadorias de dezembro passado, 110 membros. Os cinco membros que se unirão ao plenário em Turim são o holandês Hein Verbruggen, o italiano Francesco Ricci Bitti, o malaio Tunku Imran, a gambiana Beatrice Allen e a arubana Nicole Hoevertsz.
A assembléia votará sobre sua inclusão na próxima sexta-feira, e não deve haver oposição a nenhum deles.
O filipino Francisco Elizalde, presidente da Comissão de Nomeações do COI, disse que foram recebidas 72 propostas, das quais 68 foram aceitas, até chegar a relação de cinco pessoas.
Dezessete propostas eram de membros individuais, 42 de representantes de comitês olímpicos nacionais e nove de membros de federações internacionais.
Continua depois da publicidade
Elizalde lembrou que, segundo a Carta Olímpica, os membros individuais não podem ser mais de 70, e ainda há 77, por isso será dada prioridade na admissão de novos membros aos comitês nacionais e federações.
O COI estuda como realizar o processo de ratificação dos membros que entraram antes de 2000, que em 2007, 2008 e 2009, à razão de um terço a cada ano, devem passar por uma moção de confiança.