Os Jogos Olímpicos de Atenas serão os maiores da história, tendo a participação de 202 países em 301 provas. Em 1980, por exemplo, Moscou recebeu 5.200 homens e mulheres de 80 países, que competiram em 21 esportes. Há quatro anos, Sydney contou com 10.625 atletas de 199 países em 28 esportes.
Continua depois da publicidade
O crescimento da competição causa preocupação ao belga Jacques Rogge, presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI). De acordo com o dirigente, as Olímpíadas devem parar de crescer, evitando os altos gastos das cidades anfitriãs.
Em estudo feito em 2002, o COI concluiu que o aumento dos Jogos Olímpicos poderá colocar em risco o futuro do evento. Apesar da preocupação, a análise também informa que deve-se preservar o atratativo do evento.
– As Olimpíadas alcançaram um ponto crítico que poderá pôr em risco seu futuro se continuar crescendo. Deve-se tomar medidas e considerar seriamente a mudança do crescimento futuro, mas ao mesmo tempo preservar o atrativo da Olimpíada – informou relatório do COI.
Em 2000, decidiu-se não acrescentar mais nenhum esporte em Atenas, porém a luta greco-romana feminina será disputada pela primeira vez. Em maio, o COI optou por não excluir nenhum esporte até 2012, mas Rogge advertiu aos 28 esportes olímpicos que qualquer um poderá ser eliminado se não demonstrar que vale a pena. Logo após os Jogos, acontecerá uma revisão do programa olímpico.
Continua depois da publicidade
As informações são da Reuters.