O mexicano Mario Vázquez Raña, membro da Comissão Executiva do Comitê Olímpico Internacional (COI), disse em Madri que, se o Rio de Janeiro organizar bem o Pan-Americano de 2007, o Brasil terá o apoio total dos países das Américas para a candidatura dos Jogos Olímpicos de 2016.
Continua depois da publicidade
– Se eles fizerem um bom Pan-Americano, como querem, terão apoio total das Américas para sediar os Jogos Olímpicos – afirmou, admitindo que isso seria um problema para Madri, provável candidata também para essa edição. O mexicano disse que, em razão de sua condição de presidente da Organização Desportiva Pan-Americana (Odepa), ele não gostaria de ter de escolher entre Madri e Rio de Janeiro para sede dos próximos Jogos.
Vázquez Raña disse que nem o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) tem certeza de se o Rio será candidato, e que seu futuro dependerá em grande parte do resultado dos Jogos Pan-Americanos do ano que vem. Ele disse que, desde o primeiro dia, o Rio teve a grande esperança de organizar o melhor Pan da história.
– Minha experiência me diz que sempre surgem problemas e algum com certeza acontecerá. Mas eles têm tanta esperança que certamente irão resolver – disse.
Continua depois da publicidade