O Comite Olímpico Internacional (COI) afirmou hoje que as declarações de que Londres saiu como vencedora na disputa pelos Jogos Olímpicos de 2012 por um erro na votação das cidades candidatas, se baseiam em suposições e especulações.
Continua depois da publicidade
– O COI não comenta as decisões nem as intenções de voto de seus membros – explicou um porta-voz da entidade, sem dar mais detalhes sobre o assunto.
Em declarações dadas hoje à imprensa, o israelense Alex Gilady, membro do COI e da comissão que coordena os Jogos de Londres, afirmou que na terceira rodada de votações das cidades candidatas, em julho, ocorreu um erro que prejudicou a Madri e beneficiou Londres, que acabou eleita.
Segundo Gilady, outro membro do COI pressionou o botão errado e deu seu voto a Paris, quando de fato queria apoiar a candidatura da capital espanhola.
O porta-voz da instituição olímpica, com sede na cidade suíça de Lausanne, disse que Gilady é livre para dar entrevistas à imprensa e que não existe norma alguma que estabeleça restrições ao que um membro do COI pode dizer publicamente.
Continua depois da publicidade
Perguntado sobre se esta situação põe em questão a eleição de Londres como sede dos Jogos Olímpicos de 2012, o porta-voz respondeu que tal decisão foi adotada há cinco meses e se mantém.
Gilardy afirmou que, se o membro grego do COI Lambis Nikolaou não tivesse cometido a suposta equivocação, Madri possivelmente teria chegado à fase final e vencido Londres.