As nove cidades que desejam sediar as Olimpíadas de 2012 enfrentarão um grande teste na terça, dia 18, quando dirigentes vão se reunir para definir quais continuarão na disputa.
Continua depois da publicidade
As nove candidatas são Havana, Istambul, Leipzig, Londres, Madri, Moscou, Nova York, Paris e Rio de Janeiro.
Fontes próximas ao Comitê Olímpico Internacional (COI) acreditam que quatro cidades podem ser cortadas. Entretanto, devido à qualidade das candidaturas, os escolhidos para a próxima fase podem chegar a sete.
O COI vai anunciar a cidade que será a sede dos Jogos em julho do próximo ano.
Apesar de o presidente do COI, Jacques Rogge, ter dito no ano passado que todas as nove cidades poderiam avançar, fontes afirmam agora que algumas cidades com certeza serão cortadas.
Continua depois da publicidade
Quatro anos atrás, 10 cidades entraram na disputa e cinco foram cortadas na disputa para sediar os Jogos de 2008.
Junto com Pequim – que acabou sendo escolhida -, Osaka, Toronto, Paris e Istambul foram convidadas a entregar sua candidatura formal.
Havana foi cortada junto com Bangcoc, Cairo, Kuala Lumpur e Sevilha.
As nove cidades lançaram suas candidaturas em janeiro com ênfase em instalações próximas e de fácil acesso.
As favoritas Paris e Londres promoveram suas atrações, Madri prometeu uma Olimpíada com preocupação voltada ao meio-ambiente e Nova York disse ser a cidade mundial.
Continua depois da publicidade
Moscou promete organizar a melhor e mais compacta Olimpíada da história, enquanto Istambul, que se candidata pela quarta vez, se descreve como uma ponte entre civilizações.
Leipzig, cidade de apenas 500 mil habitantes, destaca seu tamanho como uma vantagem e o Rio de Janeiro promete que todas as instalações estarão em um raio de 26 quilômetros. A América do Sul nunca recebeu os Jogos.
As informações são da agência Reuters.