Os dirigentes do Comitê Olímpico Internacional (COI) acabaram com os temores de que a cidade de Atenas não fique pronta a tempo para os Jogos de agosto, dando sinal verde para a capital grega nesta quarta, dia 12. O inspetor-chefe do COI, Denis Oswald, alertou os organizadores diversas vezes sobre os atrasos, mas disse que agora sua confiança está nas alturas.

Continua depois da publicidade

– Antes tínhamos dúvidas. Estou muito feliz em relatar que todas essas dúvidas acabaram – disse Oswald aos repórteres depois de uma última inspeção de três dias que incluiu reuniões com o premiê grego, Costas Karamanlis, e com as autoridades dos Jogos de Atenas. – Nenhum projeto corre risco. Tudo será entregue dentro do prazo.

Os gregos sofreram diversas críticas a respeito do ritmo das preparações para a Olimpíada, que começa em 13 de agosto. As preocupações com segurança aumentaram na semana passada com a explosão de três bombas em uma delegacia policial. Apesar do incidente, Oswald não encontrou motivos para criticar o plano de segurança de US$ 1 bilhão, que inclui a participação da Otan.

A visita de Oswald começou na segunda-feira, quando os construtores iniciaram a tão aguardada instalação do teto de aço sobre o principal estádio olímpico da cidade, uma das principais preocupações do COI. A chefe da organização do evento em Atenas, Gianna Angelopoulos, disse que o tempo perdido foi recuperado. As informações são da Agência Reuters.

Continua depois da publicidade