O presidente do Comitê Olímpico Internacional, Jacques Rogger, afirmou nesta quinta que os atletas abusam das permissões de consumir substâncias dopantes por supostos motivos terapêuticos. O dirigente anunciou que pedirá à Agência Mundial Antidoping (AMA) menos permissividade neste capítulo. As informações são do site GloboEsporte.com.
Continua depois da publicidade
Em entrevista coletiva telefônica da sede do COI em Lausanne (Suíça), Rogge negou que o ciclismo corra perigo de desaparecer dos Jogos Olímpicos por culpa do doping, pois “os que fazem armadilhas são os ciclistas, não a UCI”.
– Vamos propor à AMA na Conferência de Madri (novembro) uma revisão da política de isenções para uso terapêutico: está provado que são liberais demais, flexíveis demais e que se abusa delas – declarou o presidente do COI.
Os atletas podem consumir substâncias dopantes caso seja aprovado um certificado médico e notifiquem anteriormente o controle, o que levou nos últimos anos a um alarmante aumento do uso de medicamentos para asma, por exemplo, entre os atletas de alto nível.
Continua depois da publicidade