O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou hoje que as cidades de Salzburgo (Áustria), PyeongChang (Coréia do Sul) e Sochi (Rússia) serão candidatas a organizar os Jogos Olímpicos de Inverno de 2014.

Continua depois da publicidade

O vencedor da disputa sairá no dia 7 de julho de 2007 na Cidade da Guatemala, durante a 119ª sessão da entidade, em votação secreta dos membros do COI.

Para a seleção final, foram cortadas Almaty (Cazaquistão), Jaca (Espanha), Sófia (Bulgária) e Borjomi (Geórgia). O belga Jacques Rogge, presidente do COI, anunciou hoje em Lausanne a relação de finalistas após uma reunião da Comissão Executiva, em que foi estudado um relatório técnico sobre as candidatas.

– É uma questão de qualidade, não de quantidade – disse Rogge após ser perguntado pelo corte muito seletivo feito nesta ocasião. É primeira vez que três cidades sobram para a decisão final.

Salzburgo e PyeongChang, que estiveram perto de ser sede da competição de 2010, apareceiam em todas as previsões como finalistas certas, e o COI confirmou a condição.

Continua depois da publicidade

Já Sochi, cidade cujos responsáveis expressaram um crescente otimismo nas últimas semanas e que dispõe de um importante apoio institucional e financeiro de Moscou, é a zebra da disputa.

As três finalistas devem apresentar ao COI um relatório completo de seu projeto antes de janeiro, e a partir de fevereiro receberão a visita de uma Comissão de Avaliação que examinará a candidatura e fará públicas suas conclusões um mês antes da escolha.

As sete candidatas tiveram de pagar US$ 150.000 ao COI para entrarem na disputa, e as pré-selecionadas deverão entregar agora outros US$ 500.000 para cobrir parte das despesas geradas pelo processo.