O Comitê Olímpico Internacional (COI) implorou que Pequim esteja pronta para receber os Jogos de 2008 muito antes do evento, disse uma autoridade nesta quarta, dia 27.

Continua depois da publicidade

Autoridades do COI estão em Pequim para participar de uma série de encontros com o Comitê Organizador da cidade e avaliar os preparativos da China.

Pequim foi advertida a não seguir o exemplo de Atenas, onde os preparativos para os Jogos ainda estavam em andamento até o dia de abertura, 13 de agosto.

– Vamos dizer: não imitem Atenas. Façam os seus próprios Jogos, façam os Jogos chineses, façam os Jogos de Pequim – disse o diretor executivo dos Jogos Olímpicos, Gilbert Felli. – É preciso aprender o que os gregos fizeram bem e ver onde tiveram dificuldades. Ficamos satisfeitos quando as instalações são finalizadas mais cedo do que foram em Atenas.

A construção das instalações olímpicas em Atenas extrapolou o prazo antes dos Jogos e a cidade grega foi criticada por não ter completado os trabalhos antes.

Continua depois da publicidade

Já Pequim, em contraste, pretende terminar a construção dos estádios e ginásios um ano antes da Olimpíada.

Entretanto, tem havido polêmica nos últimos meses sobre os custos das instalações, e a construção do estádio principal, com 100 mil lugares, foi suspensa durante um período no início deste ano para a reavaliação do projeto.

Felli disse que o COI tentará passar a mensagem para os organizadores de Pequim de que a preparação antecipada é a chave para o sucesso dos Jogos.

– Isso é algo que as pessoas não costumam entender quando você tem que organizar uma competição como os Jogos Olímpicos – disse, em entrevista coletiva. – É muito complicado, o aspecto operacional disso. Esta é a mensagem que gostaríamos de passar ao comitê organizador aqui em Pequim.

Continua depois da publicidade

As informações são da agência Reuters.