O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge, advertiu as cinco cidades candidatas a receber os Jogos de 2012 a não começarem uma guerra pelo direito de organizar a competição. O belga defendeu nesta quarta, dia 20, sua posição dura em relação às regras e advertiu que as cidades que estejam programando surpresas antes da votação de 6 julho não serão inteligentes.

Continua depois da publicidade

– Viemos de um período de excessos e de um período em que tivemos um escândalo de corrupção em Salt Lake City. Vocês nunca impedirão a ação de pessoas com meio e ambições de dizer ‘queremos fazer mais’. Nossa função é dizer ‘isso é o suficiente’ – disse Rogge.

Londres, Madri, Moscou, Nova York e Paris competem pelos Jogos e os membros do COI escolherão a cidade anfitriã em votação em encontro em Cingapura. O clima ficou pesado no encontro do comitê executivo do COI em Berlim nesta semana, depois que Londres anunciou subsídios em dinheiro a fim de conseguir apoio de organismos esportivos. O prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, já havia oferecido às federações esportivas participação no lucrativo mercado norte-americano como parte de sua campanha pelas Olimpíadas.

Os organizadores das duas cidades negam irregularidades, afirmando que suas propostas constam das candidaturas oficiais apresentadas no ano passado. Mas a Comissão de Ética do COI disse que está estudando assuntos relativos às candidaturas e que um representante oficial conversou com as cinco cidades.

Com informações da agência Reuters.

Continua depois da publicidade