Dentro de um terreno em Fragosos, na cidade de Campo Alegre, cavalos, vacas e galinhas dividem o espaço com animais que ganharam destaque nacional: coelhos da raça Gigante de Flandres. Com 9,180 quilos e 75 centímetros, a fêmea, chamada de Lune, alcançou o top 3 no ranking de mais pesados do país.
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
O animal pertence ao floricultor José Jonatan de Oliveira, que adotou a prática de cunicultor como hobby.
— Gosto de cuidar dos animais. Sempre tive coelho desde criança, mas de porte médio. Em 2021, consegui comprar uma fêmea da raça pura, que veio da Argentina. Logo, comprei o macho, que veio do Rio Grande do Sul — disse.
Continua depois da publicidade
O título de terceira coelha mais pesada do Brasil foi obtido através de um concurso promovido pela Cunicultura “Coelhos Dois Irmãos”, de Minas Gerais, especializada na espécie. Através de vídeos, os candidatos pesam os animais e o ranking é montado.

— No começo, tiveram uns filhotes. Tentei vender, mas ninguém queria pagar o valor. Desanimei, mas continuei cuidando deles. Então, me falaram desse concurso, e por motivação da minha esposa e amigos, resolvi participar. Não com intuito de ficar famoso, mas sim para mostrar meus exemplares. O concurso provou para mim que estou cuidando corretamente de meus animais — afirma José.
O resultado do concurso, além de provar a dedicação e o esforço do homem, rendeu lucros ao cunicultor.
— Hoje, estou com seis coelhos. Até o mês passado, tinha 35, mas depois do resultado do vídeo, foi uma loucura atrás de meus coelhos, e em 15 dias, vendi 29. A coelha que ficou em 3º lugar teve proposta de R$ 1,5 mil. Recusei — disse.
Continua depois da publicidade
— Cuido da melhor maneira possível, com boa ração, água limpa, verde fresco, amor e carinho. Tenho poucos coelhos, mas cuido de cada um como cuido de meu filho — revela.
Mais coelhos premiados
Junto de Lune, ele possui um macho da espécie que concorrerá, nomeado Pantera. Com 70 centímetros e 8,3 quilos, Jonatan espera que o coelho atinja o recorde nacional de mais pesado do Brasil.
— O recorde é de 8,050 quilos. O meu reprodutor já atingiu o peso de 8,3 quilos. Agora, estou ansioso para ver o resultado do top 10 deste ano, com muitas esperanças que meu reprodutor seja o mais pesado do país — disse José.

O concurso nacional acontece em 30 de julho.
Continua depois da publicidade
Confira o vídeo da coelha gigante
Veja o vídeo da criação dos coelhos gigantes
*Sob supervisão de Lucas Paraizo
Leia também
Imagens aéreas mostram destruição em casas e plantações causadas por ciclone em cidade de SC
Proposta na Câmara de Joinville quer instituir Dia da Bíblia municipal
Festival de Dança terá palcos inéditos na praia de Joinville