Com investimento de mais de R$ 1 milhão, Cocal do Sul vai se tornar referência em atendimento ao idoso em Santa Catarina. O governador Raimundo Colombo visita a cidade e assina hoje à tarde a ordem de serviço para o início das obras do Centro Dia para o Idoso, através do Programa Pacto por Santa Catarina – Proteção Social. O espaço será destinado à saúde e valorização do convívio e interação social de quem está na melhor idade, com atividades durante o dia.
Continua depois da publicidade
Em uma área de 750 m², eles terão piscina de hidroginástica coberta e climatizada, cancha de bocha oficial, salão de eventos, sala de jogos, cozinha, banheiros e vestiários com acessibilidade. Em Cocal do Sul, seis grupos integram mais de 200 idosos com diferentes atividades durante a semana, segundo a Secretaria de Assistência Social.
O Secretário Estadual de Ação Social, Valmir Comin, também participa da cerimônia de assinatura do contrato. O projeto do centro, o primeiro do Sul do Estado, foi desenvolvido pelo departamento de engenharia da prefeitura.
Rede de proteção
Hospitais de Criciúma terão que registrar ocorrência se atenderem idoso vítimas de maus-tratos. O projeto de lei do vereador Miri Dagostim foi aprovado por unanimidade, e será encaminhado para sanção do prefeito Clésio Salvaro. O texto diz que qualquer hospital público ou particular da cidade tem que comunicar, formalmente, a situação de violência junto à Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso e à Secretaria de Assistência Social. O autor da matéria lembrou que os maus-tratos ocorrem geralmente no âmbito familiar ou entre pessoas próximas, e por isso muitas vítimas deixam de registrar a ocorrência.
Continua depois da publicidade