As empresas de internet Google, Apple, Amazon.com, a grife de roupas Zara e a fabricante games Nintendo foram as marcas que mais ganharam posições na pesquisa Best Global Brands 2008, que traz o ranking das 100 marcas mais valiosas do mundo. Na outra ponta, afetados pela crise financeira nos EUA, os bancos Merrill Lynch, Citigroup e Morgan Stanley estão entre as empresas que mais despencaram.
Continua depois da publicidade
A Coca-Cola manteve-se na primeira posição, repetindo o desempenho apresentado desde a primeira edição da pesquisa, feita pela consultoria de marcas Interbrand em parceria com a revista americana Business Week. Destaque ainda para a IBM, que tomou a segunda posição da Microsoft, agora em terceiro lugar. O buscador Google subiu da 20ª para a 10º posição.
Para entrar na lista, cada marca precisa obter pelo menos um terço dos seus lucros fora do seu país de origem, ser reconhecida fora da sua base de clientes e ter dados de marketing e financeiros disponíveis ao público. Confira aqui seguir a lista das 100 marcas mais valiosas do mundo. O ranking traz à frente a posição atual e, entre parênteses, a posição ocupada no ano passado. Após a marca, aparece seu valor.