Duas cobras da espécie caninana, que chegam a até 2,5 metros de comprimento, foram vistas rastejando pelas árvores da Lagoa do Peri, em Florianópolis. O registro feito na tarde deste sábado (5) (veja vídeo abaixo).

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Em conversa com o g1 SC, o professor de biologia Selvino Neckel, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), explicou que as serpentes são rápidas e assustam, mas não possuem veneno. As cobras do vídeo seriam uma fêmea e um macho.

Os animais foram vistos passando sobre os galhos da reserva biológica — onde geralmente são encontrados macacos saguis — e assustaram crianças e adultos que passavam pelo local.

— Chegamos e vimos um tumulto de pessoas. Achamos que fossem macaquinhos, pois são muito comuns lá. Quando fomos mais perto pra conferir vimos que eram duas cobras. Deu medo no início, mas não pareciam se importar com a plateia — disse Mikaela Santos, que estava curtindo o final de semana na Lagoa do Peri.

Continua depois da publicidade

Cobra surge em caixa de correio e assusta moradora em SC; veja vídeo

O biólogo Tobias Saraiva Kunz, especialista em répteis, também assistiu aos vídeos. Segundo ele, a forma como se movimentavam, uma sobre a outra, demonstra um comportamento reprodutivo.

— O macho corteja a fêmea, se sobrepondo a ela. Como a caninana é uma espécie territorialista, poderia ser também uma disputa de território, mas pelas imagens é mais provável que seja comportamento reprodutivo — explicou.

Leia também

Serpente mais rápida do Brasil invade casa em SC e é capturada dentro de berço

Conheça as 11 cobras venenosas nativas de SC e veja em quais regiões são encontradas