Nos últimos dias, em Jaraguá do Sul, no Norte do Estado, cobras foram encontradas dentro de uma máquina de lavar e na sapateira de uma casa.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
De acordo com o biólogo Gilberto Ademar Duwe, que atua na Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama), que possui um serviço especializado de resgate de animais silvestres, na última quinta-feira (10), uma pessoa ligou bastante preocupada com o achado em sua casa: uma pequena cobra apareceu dentro de sua máquina de lavar.
Pelas imagens, Giba, como é conhecido o biólogo, identificou que se tratava de uma falsa-coral (Oxyrhopus clathratus), uma cobra que não é peçonhenta. Ao chegar na casa, no bairro Três Rios do Sul, a serpente já não estava mais dentro da máquina.
— Procuramos ela em toda a área, mas a cobra já não estava mais no local. Orientamos a moradora de que se tratava de uma cobra que não era perigosa e que não oferecia risco para sua família. Mas caso ela voltasse a aparecer, a orientação é chamar o resgate novamente, para levarmos a serpente para uma área de mata — explicou o biólogo.
Continua depois da publicidade
Na última semana, Giba fez outro resgate de uma serpente que apareceu dentro de uma casa no município. Uma jararaca (Bothrops Jararaca), desta vez uma cobra peçonhenta, estava descansando em uma sapateira – bem ao lado de vários calçados.
— A atenção deve ser redobrada neste período de temperaturas mais quentes. As espécies começam a sair dos locais que estavam repousando, no inverno, e podem aparecer tanto em áreas rurais, como em urbanas. A região conta com espécies peçonhentas, sendo a maioria não peçonhentas. Vale ficar atento e olhar em todos os lugares — destacou Giba.
Na mesma semana, o biólogo também resgatou uma cobra conhecida como Dormideira (Dipsas albifrons), que não tem veneno, na entrada de uma residência. Nos dois casos, as serpentes foram resgatadas sem machucados e levadas novamente para natureza.
Assista ao vídeo dos resgates do Biólogo Giba
Ver essa foto no InstagramContinua depois da publicidade
O que fazer ao encontrar uma serpente
Ao encontrar uma serpente ou qualquer outro animal silvestre perto de sua casa, a orientação é não se aproximar, não jogar nenhum tipo de veneno ou machucar o animal, e chamar os órgãos competentes para o resgate.
Em Jaraguá do Sul, a Fujama pode ser contatada pelo número direto do órgão, (47) 3273-8008, das 7h30 às 17h. Fora deste horário e aos fins de semana, o chamado deve ser feito aos Bombeiros Voluntários, pelo 193.
Em outros municípios do estado, a população pode procurar os bombeiros ou mesmo a Polícia Ambiental para o resgate de animais silvestres.
Veja fotos de cobras no Norte de SC
Continua depois da publicidade
Motociclista é surpreendido por cobra no guidão do veículo no Norte de SC
Cobra no vaso sanitário: Quais foram os resgates mais inusitados feitos em Jaraguá do Sul